*
SEU BOLSO*
CONHEÇA SEUS DIREITOS
COMO CONSUMIDOR
No dia-a-dia, é bastante natural que você, consumidor, veja-se em alguma
situação onde seus direitos estão sendo desrespeitados, mas não saiba bem como
agir.
Pois vale lembrar sempre que, em muitos casos, é possível solucionar
essas questões, sem precisar da ajuda de terceiros (órgãos de defesa do
consumidor e Justiça). Preparamos, com base em orientações do Idec (Instituto
de Defesa do Consumidor), uma lista de passos a serem seguidos em caso de
violação dos seus direitos.
Mantenha-se informado
Quando o assunto é a defesa dos seus direitos, o consumidor deve estar o
melhor informado possível, visando evitar ser enganado de alguma forma.
Para tanto, a primeira medida a ser tomada é ler com cuidado o Código de
Defesa do Consumidor, que pode ser acessado, pela internet, no seguinte
endereço: www.mj.gov.br/data/Pages/MJ5E813CF3PTBRIE.htm.
Em caso de dúvida na interpretação do Código de Defesa do Consumidor, é
recomendável procurar esclarecimentos no próprio Idec ou Procon de sua cidade.
Contatando o fornecedor
Uma vez informado dos seus direitos, o consumidor deve entrar em contato
com o fornecedor para tentar um acordo amigável. A melhor forma de fazer isto é
através de carta, fax ou e-mail, não se esquecendo de obter, sempre, um
comprovante da entrega.
Muitas vezes o consumidor opta pelo contato telefônico. Mas, se a
situação se complicar, o melhor é se garantir, procurando comprovar todos os
contatos de forma escrita.
Vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor estabelece o prazo de
30 dias para falhas em produtos não duráveis, e de 90 dias para produtos
duráveis, para que o consumidor entre com a sua reclamação. Contudo, se não
houver um defeito aparente, o prazo de reclamação conta a partir da data em que
o defeito aparecer. Não se esqueça de deixar claro na sua correspondência um
prazo para que a empresa responda a sua reclamação.
Atenção aos seus deveres
Vale um alerta: enquanto consumidor, você deve exigir respeito aos
direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, mas também deve cumprir
algumas obrigações.
Em certas questões, por mais que a culpa por algum problema seja do
fabricante ou do revendedor, quem arcará com as conseqüências será aquele que
não foi precavido antes de fazer uma aquisição.
O primeiro passo importante, neste caso, é saber exatamente o que você
deseja adquirir. Embora pareça óbvio, este procedimento lhe proporciona uma
compra mais segura, eliminando, por exemplo, a possibilidade de arrependimento
pela aquisição.
O consumidor só tem o direito de se arrepender da compra no caso de
aquisições feitas por telefone ou outros meios de longa-distância. Isso pode
ocorrer sete dias após a pessoa pedir o produto ou então sete dias depois da
entrega, já que ele não teve antes a oportunidade de analisar as
características da mercadoria.
Outra dica importante: no momento da compra, verifique se todos os
componentes estão em ordem - o manual de instruções está em português? As
características expressas na embalagem conferem?
Após comprar um produto, a segunda orientação é a exigência da nota
fiscal. Mas o documento em si não é sinônimo de proteção: cabe a você, consumidor,
verificar as informações contidas nele (discriminação do produto, modelo, cor,
prazo de entrega). Se não tiver data, entende-se que a mercadoria foi entregue
no ato. No caso dos móveis, por exemplo, também deve existir a data prevista e
quem fará a montagem.
Outra orientação importante é evitar montar o produto sozinho. Neste
caso, se algo der errado, você acaba perdendo o direito à garantia.
Defeito ou uso errado?
Você comprou uma roupa nova. Depois de usar, lavou-a na máquina. Porém,
o tecido não tolerava o procedimento e ela estragou. O certo é ir até a loja,
com a nota fiscal contendo todo o detalhamento da peça, e pedir uma troca,
certo? Errado.
Em caso de mau uso do produto, a loja não é obrigada a efetuar a troca.
Portanto, é um dever estar sempre atento às características da mercadoria
adquirida. Faça a sua parte! (Fonte: Financ.Pessoais).
*OPINIÃO*
Dilma Rousseff recebe de Otávio Lopes, a imagem de Nhá Chica e o
convite para sua beatificação dia 4 de maio em Baependi.
A cidade de Baependi, no Sul de Minas, se prepara para uma
festa esperada por muitos anos. A terra onde Nhá Chica morou e que é conhecida
pelo grande número de fiéis que a visitam, finalmente realizará a beatificação
dela, que após este título estará mais perto do processo de canonização para
ser santificada. A cerimônia será realizada no dia 04 de maio. Um evento
estritamente religioso e que não se faz necessário políticos que na maioria vem
com a intenção de um palanque para e eleição de 2014.
Você é a favor ou contra a visita de políticos no evento?
*RAPIDINHAS*
VENDAS DE BEBIDAS DESACELERAM POR FRAQUEZA DOS PAÍSES EMERGENTES
No Brasil, queda nas vendas se deve à lentidão do crescimento da
economia e à inflação. As companhias globais de bebidas Diageo e SABMiller
divulgaram quedas nas vendas do primeiro trimestre nos principais mercados
emergentes nesta quinta-feira (18), culpando as condições econômicas mais fracas
que forçam consumidores a gastar menos.
Os
enfraquecimento dos negócios acrescentam evidências de que mercados como Brasil
e Coréia do Sul estão desacelerando, e que isso está se refletindo nos gastos
dos consumidores em bens de consumo eventual.
Mas a
cervejaria SABMiller teve alguns pontos positivos, incluindo em partes da
África e também no Leste Europeu, onde novos lançamentos de produtos premium
ajudaram a impulsionar as vendas. (Fonte: Reuters ).|
BRASIL DEVE
RECUPERAR POSTO DE 6ª MAIOR ECONOMIA EM 2013, MOSTRA FMI
Em 2012, país voltou a perder a
posição para o Reino Unido.
Previsão do fundo é que PIB brasileiro supere o da França em 2016.
Depois de passar o Reino Unido e se tornar a sexta maior economia do
mundo em 2011, o Brasil voltou à sétima posição no ano passado. Segundo dados
do Fundo Monetário Internacional (FMI), o
Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil ficou em US$ 2,396 trilhões em 2012 – US$
44,5 bilhões abaixo dos US$ 2,44 trilhões do Reino Unido. (Fonte: G1).
PRÉVIA DA
INFLAÇÃO OFICIAL ACELERA PARA 0,51% EM ABRIL, DIZ IBGE
Empregado
doméstico e tomate exerceram principais impactos individuais.
Em 12 meses, índice de 6,51% ficou acima do teto da meta de 6,5% do BC.
.Amplo – 15
(IPCA-15), considerada uma prévia da inflação oficial usada nas metas do
governo, teve variação de 0,51% em abril, uma aceleração com relação a taxa de
0,49% do mesmo período em março, de acordo com divulgação desta sexta-feira
(19) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em março de 2012, a taxa havia
ficado em 0,43%. (Fonte: G1).
