quarta-feira, 24 de abril de 2013

COLUNA




* SEU BOLSO*

CONHEÇA SEUS DIREITOS COMO CONSUMIDOR
No dia-a-dia, é bastante natural que você, consumidor, veja-se em alguma situação onde seus direitos estão sendo desrespeitados, mas não saiba bem como agir.
Pois vale lembrar sempre que, em muitos casos, é possível solucionar essas questões, sem precisar da ajuda de terceiros (órgãos de defesa do consumidor e Justiça). Preparamos, com base em orientações do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), uma lista de passos a serem seguidos em caso de violação dos seus direitos.
Mantenha-se informado
Quando o assunto é a defesa dos seus direitos, o consumidor deve estar o melhor informado possível, visando evitar ser enganado de alguma forma.
Para tanto, a primeira medida a ser tomada é ler com cuidado o Código de Defesa do Consumidor, que pode ser acessado, pela internet, no seguinte endereço: www.mj.gov.br/data/Pages/MJ5E813CF3PTBRIE.htm.
Em caso de dúvida na interpretação do Código de Defesa do Consumidor, é recomendável procurar esclarecimentos no próprio Idec ou Procon de sua cidade.
Contatando o fornecedor
Uma vez informado dos seus direitos, o consumidor deve entrar em contato com o fornecedor para tentar um acordo amigável. A melhor forma de fazer isto é através de carta, fax ou e-mail, não se esquecendo de obter, sempre, um comprovante da entrega.
Muitas vezes o consumidor opta pelo contato telefônico. Mas, se a situação se complicar, o melhor é se garantir, procurando comprovar todos os contatos de forma escrita.
Vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor estabelece o prazo de 30 dias para falhas em produtos não duráveis, e de 90 dias para produtos duráveis, para que o consumidor entre com a sua reclamação. Contudo, se não houver um defeito aparente, o prazo de reclamação conta a partir da data em que o defeito aparecer. Não se esqueça de deixar claro na sua correspondência um prazo para que a empresa responda a sua reclamação.
Atenção aos seus deveres
Vale um alerta: enquanto consumidor, você deve exigir respeito aos direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, mas também deve cumprir algumas obrigações.
Em certas questões, por mais que a culpa por algum problema seja do fabricante ou do revendedor, quem arcará com as conseqüências será aquele que não foi precavido antes de fazer uma aquisição.
O primeiro passo importante, neste caso, é saber exatamente o que você deseja adquirir. Embora pareça óbvio, este procedimento lhe proporciona uma compra mais segura, eliminando, por exemplo, a possibilidade de arrependimento pela aquisição.
O consumidor só tem o direito de se arrepender da compra no caso de aquisições feitas por telefone ou outros meios de longa-distância. Isso pode ocorrer sete dias após a pessoa pedir o produto ou então sete dias depois da entrega, já que ele não teve antes a oportunidade de analisar as características da mercadoria.
Outra dica importante: no momento da compra, verifique se todos os componentes estão em ordem - o manual de instruções está em português? As características expressas na embalagem conferem?
Após comprar um produto, a segunda orientação é a exigência da nota fiscal. Mas o documento em si não é sinônimo de proteção: cabe a você, consumidor, verificar as informações contidas nele (discriminação do produto, modelo, cor, prazo de entrega). Se não tiver data, entende-se que a mercadoria foi entregue no ato. No caso dos móveis, por exemplo, também deve existir a data prevista e quem fará a montagem.
Outra orientação importante é evitar montar o produto sozinho. Neste caso, se algo der errado, você acaba perdendo o direito à garantia.
Defeito ou uso errado?
Você comprou uma roupa nova. Depois de usar, lavou-a na máquina. Porém, o tecido não tolerava o procedimento e ela estragou. O certo é ir até a loja, com a nota fiscal contendo todo o detalhamento da peça, e pedir uma troca, certo? Errado.
Em caso de mau uso do produto, a loja não é obrigada a efetuar a troca. Portanto, é um dever estar sempre atento às características da mercadoria adquirida. Faça a sua parte! (Fonte: Financ.Pessoais). 

*OPINIÃO*

Dilma Rousseff recebe de Otávio Lopes, a imagem de Nhá Chica e o convite para sua beatificação dia 4 de maio em Baependi.
A cidade de Baependi, no Sul de Minas, se prepara para uma festa esperada por muitos anos. A terra onde Nhá Chica morou e que é conhecida pelo grande número de fiéis que a visitam, finalmente realizará a beatificação dela, que após este título estará mais perto do processo de canonização para ser santificada. A cerimônia será realizada no dia 04 de maio. Um evento estritamente religioso e que não se faz necessário políticos que na maioria vem com a intenção de um palanque para e eleição de 2014.
Você é a favor ou contra a visita de políticos no evento?

*RAPIDINHAS*

VENDAS DE BEBIDAS DESACELERAM POR FRAQUEZA DOS PAÍSES EMERGENTES

No Brasil, queda nas vendas se deve à lentidão do crescimento da economia e à inflação. As companhias globais de bebidas Diageo e SABMiller divulgaram quedas nas vendas do primeiro trimestre nos principais mercados emergentes nesta quinta-feira (18), culpando as condições econômicas mais fracas que forçam consumidores a gastar menos.

Os enfraquecimento dos negócios acrescentam evidências de que mercados como Brasil e Coréia do Sul estão desacelerando, e que isso está se refletindo nos gastos dos consumidores em bens de consumo eventual.
Mas a cervejaria SABMiller teve alguns pontos positivos, incluindo em partes da África e também no Leste Europeu, onde novos lançamentos de produtos premium ajudaram a impulsionar as vendas. (Fonte: Reuters ).| 

BRASIL DEVE RECUPERAR POSTO DE 6ª MAIOR ECONOMIA EM 2013, MOSTRA FMI

Em 2012, país voltou a perder a posição para o Reino Unido. 
Previsão do fundo é que PIB brasileiro supere o da França em 2016.

Depois de passar o Reino Unido e se tornar a sexta maior economia do mundo em 2011, o Brasil voltou à sétima posição no ano passado. Segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil ficou em US$ 2,396 trilhões em 2012 – US$ 44,5 bilhões abaixo dos US$ 2,44 trilhões do Reino Unido. (Fonte: G1).

PRÉVIA DA INFLAÇÃO OFICIAL ACELERA PARA 0,51% EM ABRIL, DIZ IBGE

Empregado doméstico e tomate exerceram principais impactos individuais.
Em 12 meses, índice de 6,51% ficou acima do teto da meta de 6,5% do BC.

.Amplo – 15 (IPCA-15), considerada uma prévia da inflação oficial usada nas metas do governo, teve variação de 0,51% em abril, uma aceleração com relação a taxa de 0,49% do mesmo período em março, de acordo com divulgação desta sexta-feira (19) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em março de 2012, a taxa havia ficado em 0,43%. (Fonte: G1).