A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig envia a
seus consumidores, a partir dessa quinta-feira (6/6), as primeiras contas com
as bandeiras tarifárias, que refletirão uma estimativa sobre o custo da energia
no mês em curso. Até
dezembro, período em que serão realizados os testes para aplicação das
bandeiras tarifárias, a medida pretende facilitar a compreensão dos clientes
sobre o sistema energético.
A aplicação das bandeiras tarifárias nas contas de
energia das distribuidoras vai divulgar a cada mês as bandeiras que estarão em vigor. As cores das
bandeiras são verde, amarela e vermelha.
Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não
sofre nenhum acréscimo e parte de um patamar mais baixo que a tarifa calculada
pela metodologia atual.
Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre
acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.
Bandeira vermelha: condições mais custosas de geração. A tarifa sobre
acréscimo de R$ 3,00 para cada 100 kWh consumidos.
Para o gerente de Planejamento do Relacionamento
Comercial com Clientes de Distribuição da Cemig, Sergio Mourthé, esse processo
vai dar mais transparência aos consumidores que vão compreender melhor a
tarifação das contas de energia.
“Fica mais justo e mais claro para o consumidor que vai
passar a conhecer melhor a sua conta de energia. As bandeiras não representam
um acréscimo, mas uma sinalização mais clara para o consumidor, especialmente
no caso da utilização das térmicas, que são as energias mais caras”, afirma.
Nas próximas contas, o consumidor vai ter uma mensagem,
que fica no campo de valores cobrados, sobre o que são as bandeiras e qual a
cor está vigente naquele mês.
O que muda
Antes da aplicação das bandeiras tarifárias, o consumidor
já pagava os acréscimos na conta, principalmente devido à utilização das
térmicas. O que muda, efetivamente, é a forma como esse acréscimo será
destacado na fatura. Antigamente, o consumidor não tinha nenhuma informação
sobre essa cobrança e, dessa forma, a Agência Nacional de Energia Elétrica
(Aneel) pretende dar uma sinalização aos clientes de todas as concessionárias
sobre as condições de geração do setor elétrico brasileiro.
“Estamos chamando o consumidor para ser mais responsável
pelo seu consumo. Com essa sinalização na conta, a Aneel quer dar um alerta a
toda população, em tempo real, que o custo pode ou não ser diferenciado. Com
isso, a agência espera um uso mais racional da energia durante aquele mês, para
não onerar a fatura”, afirma.