sexta-feira, 21 de junho de 2013

COLUNA

CONHECE A ALFARROBA?


A Alfarrobeira é uma árvore típica do agreste, por ser resistente à seca e a solos pobres em nutrientes. O fruto da alfarroba constitui-se de uma vagem com sementes. Essas são retiradas e processadas industrialmente, para utilização como estabilizante e espessante naturais. A polpa da vagem, por sua vez, passa por trituração e torrefação, formando a farinha de alfarroba.
A farinha de alfarroba é rica em pectina, importante fonte de fibra, e substâncias tânicas, que formam complexos insolúveis que protegem a mucosa intestinal de hemorragias e bactérias maléficas. Também tem alto teor de açúcares, flavonoides, mucilagens, vitaminas B1 e B2 e sais minerais como ferro, cobre e manganês.
A alfarroba possui cor e sabor semelhante ao cacau, porém a composição deles é diferente., como pode-se observar no gráfico.


Além disso, o cacau é fonte de teobromina e cafeína, que são substancias estimulantes do sistema nervoso e cardíaco.
Na culinária, eles podem ser usados de maneira semelhantes: para dar sabor a biscoitos, massas, sobremesas e bebidas lácteas. Ainda, por ser rica em fibras, pode ser usado em produtos de panificação.


Contato, dúvidas ou sugestões: Dra. Nathália P. Sab - Nutricionista
Consultório: Praça Nossa Senhora de Montserrat, 3 / Baependi – Minas Gerais
Tel: 35 9872 4366
e-mail:
nathaliasab@gmail.com  /  Twitter: @NutriNathy