sábado, 8 de junho de 2013

DIRETOR EXECUTIVO DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO CAFÉ RECONHECE ARANTES COMO GRANDE LIDERANÇA DO SETOR


O deputado estadual Antônio Carlos Arantes organizou nesta terça-feira, 04/05, um jantar para reunir lideranças do setor cafeeiro e receber o diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC), Robério Oliveira. Estavam presentes os deputados estaduais Inácio Franco (PV), Fabiano Tolentino (PSD), Ulysses Gomes (PT), Romel Anísio (PP), o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Elmiro Nascimento (DEM), o secretário de Transportes e Obras Públicas e presidente da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaíso) Carlos Melles (DEM), o presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Coocatrel) Francisco Miranda, o presidente da EPAMIG Marcelo Lana, entre outras lideranças. O objetivo do encontro foi ouvir de Robério as suas reais impressões sobre o atual momento do café em Minas, no Brasil e no mundo. O diretor geral da OIC citou que o deputado Antônio Carlos é uma liderança muito grande no setor do café. “Ele sempre nos pede a presença por aqui para darmos o panorama internacional do café, aquilo que pode se esperar da evolução do mercado internacional”. Robério alertou que é fundamental que o café tenha políticas públicas. “Precisamos entender que é preciso colocar no momento certo os instrumentos de política econômica à disposição do setor cafeeiro para dar sobrevivência ao segmento”, ponderou também. O representante da OIC acredita que o café estará em uma situação melhor futuramente. “Vejo isto para a safra de 2014-2015”.


            O secretário de Transportes Carlos Melles, muito elogiado por todos pela sua experiência e envolvimento com o café há tantos anos, disse que o papal da Assembleia de Minas é muito importante para realizar as cobranças necessárias quanto às políticas públicas.


            Antônio Carlos, por sua vez, se mostrou agradecido pela presença de Robério e alertou novamente que se dentro de quatro, cinco meses o panorama econômico do café não se modificar, muitas cidades estarão passando sérias dificuldades. “Produtor quebrado significa cidade quebrada economicamente”, sintetizou.

Evento internacional do café é destacado por Elmiro Nascimento

            Outro presente no encontro era o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Elmiro Nascimento. Ele aproveitou para destacar a realização em setembro da reunião comemorativa dos 50 anos da OIC e o 8o Espaço Café Brasil em Belo Horizonte, um evento do setor em nível internacional. Elmiro disse que será uma oportunidade importante de divulgar a qualidade do café mineiro. “Vamos mostrar o potencial da cafeicultura de Minas, mostrar nossas regiões produtoras, o quanto gera de emprego e renda para Minas e o que isto representa na balança comercial”, entusiasmou-se.
            O secretário também está preocupado com o momento atual do café. “O governador, inclusive, tentou por duas vezes solicitar à presidente o preço mínimo da saca de café a R$ 340, R$ 350, mas infelizmente não fomos ouvidos”. Elmiro relatou a importância do papel do deputado Antônio Carlos como presidente da Comissão Agropecuária da Assembleia. “Ele tem se mostrado um grande parceiro do Governo de Minas e, consequentemente, dos produtores”, citou.

Matéria de Ricardo Gandra - Assessoria do Deputado Antônio Carlos Arantes 

Enviado por: Guilherme Pereira - Assessor Parlamentar