Mais de 200
pessoas participaram do II Encontro Alfa Romeo, evento promovido pelo Alfa
Romeo Clube MG que reuniu os alfisti (nome em italiano dado aos apaixonados
pela marca) de todo o Brasil em Caxambu, no sul de Minas Gerais, de 30 de maio
a 02 de junho. Aproximadamente 60 carros vindos de toda parte do país
participaram do evento, que tem como objetivo promover um momento de
confraternização e troca de experiências dos proprietários da tradicional marca
italiana que desperta paixão em todo o mundo. A população local também marcou
presença no encontro, que foi realizado no Parque das Águas, maior atração
turística da cidade de Caxambu e no Hotel Glória.
Os participantes
foram recepcionado com uma supresa, uma “abertura-show”, com apresentação de
uma Alfeta Carabinieri, Alfa Romeo da década de 60 que tornou-se famosa pelo
tamanho pequeno e por ser um modelo desenhado especialmente para a polícia
italiana.
Segundo o
presidente do Alfa Romeo Clube MG, Túlio Silva, também na abertura foram
expostos quatro carros de extrema representatividade da história da Alfa no
Brasil e que revela a tradição histórica existente na marca. Em um eixo,
o Alfa 2300 número 1, que foi projetado exclusivamente para o mercado
brasileiro e é a única Alfa Romeo brasileira construída fora da Itália e chegou
a ser exportada para a Europa. No outro, uma 2300 protótipo, que seria lançada
no ano em que a produção no Brasil parou, em 1986. No terceiro, um “Timb”, um
dos dois únicos exemplares do modelo que se tem notícia e representa a primeira
intervenção brasileira num modelo Alfa Romeo. No quarto e último eixo, uma Alfa
Romeo Giulietta na versão Quadrifoglio Verdi, que estrela o recém lançado filme
Velozes e Furiosos 6, sucesso de vendas na Europa e equipada com a mais moderna
tecnologia automotiva disponibilizada pela marca em produção de série.
Direcionado aos
aficionados pela marca e também àqueles interessados em admirar o design e a
esportividade dos modelos, o evento teve cobertura da TV local, que entrevistou
o suíço Axel Marx, dono de uma coleção de 80 carros, quase todos Alfa Romeo.
Querido por todos os alfisti, Axel Marx foi consultor da fábrica para a
elaboração do modelo 8C
Competizione, um superesportivo com tiragem limitada a 500 unidades. Além
do Axel Marx, que veio de Lugano, na Suíça, o alfista Theo Soares de Criciúma
(SC) foi o ganhador do troféu “Mais distante”, por ter rodado 2800 Km , ida e volta.
Já o troféu “carro mais antigo”, foi para o proprietário da FNM Berlina 2000,
do ano de 1967.
Houve ainda uma
homenagem ao querido antigomobilista e fundador do Alfa Romeo Clube do Brasil,
Fábio Steinbruch, que faleceu no ano passado. E também ao piloto e mecânico
Oswaldo Barros, espelho do cuore sportivo com uma vida dedicada à marca Alfa
Romeo. Segundo o diretor- executivo do Alfa Romeo Clube MG, Guilherme Jardim,
Oswaldo compartilhou histórias e fotos sensacionais, como a aventura durante o
Rallye da Integração Nacional, em que ele terminou a bordo de um JK, no ano de
1971, em um trajeto de Fortaleza ao Chui.
Na programação,
exposição de carros no Parque das Águas, mercado de pulgas, sessão de
autógrafos do livro Alfa Romeo, palestras técnicas abordando temas como boas
práticas e manutenção de pneus e óleo lubrificante, novidades tecnológicas e
estatísticas, apresentação de vídeos históricos, exposição especial de carros à
venda, estande do clube com vendas de souvenirs, jantares e festas.
Estiveram
presentes do evento o prefeito de Caxambu Jurandir Belini e o secretário
municipal de Cultura e Turismo, André Bassi. O evento contou com o apoio
do Governo de Minas, do Gruppo Dirigenti Fiat, da Câmara de Comércio Italiana
de Minas Gerais, do Museu Nacional do Automóvel, do Hotel Glória e da
Prefeitura de Caxambu.
Fonte: Clarice Mendes

