quarta-feira, 10 de julho de 2013

COLUNA


* SEU BOLSO*

CONSUMO RESPONSÁVEL
Cuidar de suas finanças significa observar seus hábitos de consumo. Você não precisa cortar gastos, mas sim analisar a forma como usa seu dinheiro. Você tem observado seus direitos enquanto consumidor? Questiona suas decisões? Considera-se bem informado quanto aos melhores preços, condições de pagamento e qualidade de um produto, antes de adquiri-lo? Seja um consumidor consciente!
Confira, com base em orientações do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), uma lista de passos a serem seguidos em caso de violação dos seus direitos.

Mantenha-se informado
A primeira medida a ser tomada é ler com cuidado o Código de Defesa do Consumidor, que pode ser acessado, pela internet, no seguinte endereço: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm
Em caso de dúvida na interpretação do Código de Defesa do Consumidor, é recomendável procurar esclarecimentos em algum órgão de defesa do consumidor.

Contatando o fornecedor
Na compra de um produto ou contratação de um serviço, uma vez informado dos seus direitos, o consumidor deve entrar em contato com o fornecedor para tentar um acordo amigável. A melhor forma de fazer isto é através de carta, fax ou e-mail, não se esquecendo de obter, sempre, um comprovante da entrega.
Muitas vezes o consumidor opta pelo contato telefônico. Mas, se a situação se complicar, o melhor é se garantir, procurando comprovar todos os contatos de forma escrita.

Vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor estabelece o prazo de 30 dias para falhas em produtos não duráveis, e de 90 dias para produtos duráveis, para que o consumidor entre com a sua reclamação. Contudo, se não houver um defeito aparente, o prazo de reclamação conta a partir da data em que o defeito aparecer. Não se esqueça de deixar claro na sua correspondência um prazo para que a empresa responda a sua reclamação.

Atenção aos seus deveres
Vale um alerta: enquanto consumidor, você deve cumprir algumas obrigações. Em certas questões, por mais que a culpa por algum problema seja do fabricante ou do revendedor, quem arcará com as consequências será aquele que não foi precavido antes de fazer uma aquisição.
O primeiro passo importante, neste caso, é saber exatamente o que você deseja adquirir. Embora pareça óbvio, este procedimento lhe proporciona uma compra mais segura, eliminando, por exemplo, a possibilidade de arrependimento pela aquisição.
O consumidor só tem o direito de se arrepender da compra no caso de aquisições feitas por telefone ou outros meios de longa-distância. Isso pode ocorrer sete dias após a pessoa pedir o produto ou então sete dias depois da entrega, já que ele não teve antes a oportunidade de analisar as características da mercadoria.

Outra dica importante: no momento da compra, verifique se todos os componentes estão em ordem - o manual de instruções está em português? As características expressas na embalagem conferem?
Após comprar um produto, a segunda orientação é a exigência da nota fiscal. Mas o documento em si não é sinônimo de proteção: cabe a você, consumidor, verificar as informações contidas nele (discriminação do produto, modelo, cor, prazo de entrega). Se não tiver data, entende-se que a mercadoria foi entregue no ato. No caso dos móveis, por exemplo, também deve existir a data prevista e quem fará a montagem.
Outra orientação importante é evitar montar o produto sozinho. Neste caso, se algo der errado, você acaba perdendo o direito à garantia.

Defeito ou uso errado?
Você comprou uma roupa nova. Depois de usar, lavou-a na máquina. Porém, o tecido não tolerava o procedimento e ela estragou. O certo é ir até a loja, com a nota fiscal contendo todo o detalhamento da peça, e pedir uma troca, certo? Errado.
Em caso de mau uso do produto, a loja não é obrigada a efetuar a troca. Portanto, é um dever estar sempre atento às características da mercadoria adquirida. Faça a sua parte!

*OPINIÃO*
DENÚNCIA SOBRE ESPIONAGEM DOS EUA LEVA BRASIL À ONU PARA COIBIR ABUSOS
O Ministério das Relações Exteriores emitiu, na tarde deste domingo, comunicado informando  que o Brasil “lançará nas Nações Unidas [ONU] iniciativas com o objetivo de proibir abusos e impedir a invasão da privacidade dos usuários das redes virtuais de comunicação”. Foi uma  reação à denúncia do jornal “O Globo” de que brasileiros foram alvo de espionagem por órgãos de inteligência dos Estados Unidos
E você acha correto essa espionagem?

*RAPIDINHAS*

RECEITA LIBERA CONSULTA AO SEGUNDO LOTE DO IR 2013. CONFIRA

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (8) a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda de 2013 (ano-calendário 2012). Será liberada, também, a consulta a lotes residuais dos anos de 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008. (Fonte: UOL).
PELA 8ª SEMANA, ANALISTAS CORTAM PREVISÃO DE CRESCIMENTO DA ECONOMIA8
Economistas de instituições financeiras reduziram pela 8ª semana consecutiva a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o Boletim Focus, do Banco Central (BC), a economia do país deve crescer 2,34%, ante previsão de 2,40% da semana passada.
Os economistas mantiveram a perspectiva de que a Selic será elevada em 0,5 ponto percentual na reunião desta semana do Banco Central, ao mesmo tempo em que reduziram a projeção para a inflação neste ano a 5,81%, ante 5,87%.
Para a taxa de juros (Selic) no final deste ano, os analistas consultados também não mudaram a perspectiva de 9,25%.
O dólar deve fechar o ano em R$ 2,20, contra previsão de R$ 2,15 na semana passada.  (Fonte: UOL).


PREÇO DO ETANOL CAI EM 19 ESTADOS E FICA ESTÁVEL NO DISTRITO FEDERAL

Dados da ANP são relativos à semana passada, encerrada no dia 6 de julho. Os preços do etanol hidratado nos postos brasileiros caíram em 19 Estados, subiram em outros sete e permaneceram estáveis no Distrito Federal na semana encerrada em 6 de julho, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
No período de um mês, os preços do etanol caíram em 19 Estados e no Distrito Federal, subiram em seis e ficaram estáveis em Alagoas. (Fonte: Agência Estado). )