terça-feira, 9 de julho de 2013

COLUNA


EFEMÉRIDES CAXAMBUENSES

12  de julho

1842 – Nesse dia a rebelião que eclodiu em Minas Gerais chegou a Baependi, quando um tiroteio na ponte do rio Baependi entre legalistas e rebeldes fez 3 mortos entre estes últimos e vários feridos. As forças legalistas estavam sob o comando do tenente Francisco de Paula Moreira. Em 1842 eclodiram as chamadas Revoltas Liberais em São Paulo e em Minas Gerais, contra a dissolução da Câmara de Deputados por parte do governo. Nesta última província, a revolta começou em Barbacena, estendendo-se por Queluz (atual Conselheiro Lafayette) e Sabará. Tinha como principais líderes José Feliciano Pinto Coelho, Antônio Nunes Galvão e Teófilo Otoni. A revolta foi debelada pelo então marquês de Caxias que os venceu em demorado combate em Santa Luzia. O governo anistiou os revoltosos em 1844.

14  de julho
         
1842 - O Dr. Aleixo de Carvalho, juiz do Termo de Baependi, entrava na cidade com 700 homens das forças legalistas desbaratando os revoltosos que ali estavam desde 26 de junho.
      

    1884 - Em 14 de julho era inaugurado o ramal da E.F. Minas and Rio, chegando a Soledade de Minas. Dali até Caxambu o transporte era feito a cavalo.


Detalhe da estrada de ferro passando pela cidade