terça-feira, 22 de julho de 2014

COLUNA

Minas Gerais perde um estudioso da Genealogia
                                                                                         Paulo Paranhos*

Faleceu em Belo Horizonte, no dia 17 de julho, o professor Herbert Sardinha Pinto, nascido no dia 8 de agosto de 1929 em Divino, antigo distrito de Guanhães, e hoje chamada Divinolândia de Minas.
O professor Sardinha era membro efetivo e Presidente Emérito
do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, tendo ocupado da cadeira nº 96, patronímica de Sebastião de Affonseca e Silva, desde 5 de setembro de 1980.
 Da “Casa de João Pinheiro” foi presidente no período de 1996 a 1998. Ali ocupou, também, cargos nas mais diversas diretorias desde a sua chegada àquele sodalício.
O professor Sardinha, a par de sua profissão de fé – a genealogia –, também exerceu com exação uma outra paixão que lhe ia nas veias – o magistério. Em diversos educandários de Belo Horizonte, e aqui nomeamos o Colégio Anchieta, o Colégio Estadual Sagrada Família, a Escola Municipal Santos Dumont e a Escola Municipal Humberto Castelo Branco, o ilustre professor deixou a sua marca de grande educador, aliás, não só educador como administrador, pois antes de sua atuação destacada em Belo Horizonte, fora Diretor na Secretaria de Estado de Educação do Estado de São Paulo. Em Belo Horizonte também teve chance de mostrar a sua competência administrativa, desempenhado cargos como o de tesoureiro do Colégio Anchieta e secretário-adjunto da Secretária Municipal de Educação. Foi Coordenador Geral do II Encontro de Secretários de Administração de Municípios; Diretor Tesoureiro da Associação Brasileira de Ensino Municipal (ABEM); Secretário-Geral do "Fórum de Debates de Secretários Municipais de Educação das Capitais", realizado em Belo Horizonte, Recife e Belém e Secretário do I Encontro Nacional de Secretários de Educação e Cultura das Capitais, realizado em Belo Horizonte. Foi Presidente do Conselho da Medalha do Mérito Educacional "Helena Antipoff", instituído através da Lei municipal nº 2.967, de 31 de julho de 1978
Contribuiu, também, com seu trabalho e competência em outras áreas do Executivo estadual: Diretor do Departamento Orçamentário da Hidrominas; Assessor do Secretário de Estado do Trabalho e Ação Social de Minas Gerais. Na capital mineira foi Assessor do Prefeito de Belo Horizonte; Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal e Presidente do Conselho Administrativo da Superintendência da Limpeza Urbana.
A galeria de condecorações a que fez jus é extensa e deve ser mencionada: "Grande Medalha da Inconfidência"; "Santos Dumont" (no grau ouro); "José Bonifácio", do Estado de São Paulo; "Instituto Paulista de Arqueologia"; "D. Pedro I", do Estado do Paraná; Mérito Educacional "Helena Antipoff", de Belo Horizonte, "Mérito Legislativo Estadual", de Minas Gerais; "Medalha Tiradentes", da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais; "Ecologia da Sociedade Geográfica Brasileira de São Paulo", e Colar Comemorativo do Sesquicentenário da Revolução Liberal Sorocabana de 1842. Recebeu, em 2006, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, a Medalha "Israel Pinheiro". Também a ele foram conferidas as medalhas “Centro de Estudos do Ciclo do Ouro” da Casa dos Contos Ministério da Fazenda, de Ouro Preto, no ano de 2006. Recebeu, em 12 de junho de 2006, da Marinha do Brasil o diploma e a medalha "Amigo da Marinha", no Rio de Janeiro.
Detentor dos mais diversos títulos acadêmicos, o professor Sardinha, além de um excelente educador era paleógrafo, latinista, iniciado em teologia, numismata, antropólogo e talvez, a sua maior paixão: genealogista. Daí ter pertencido ao Instituto Nacional de Genealogia, à Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística e ao Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba, admitido que foi como sócio correspondente em 5 de janeiro de 1996. Nesse ramo do conhecimento, escreveu "Árvore de Costado da Família Alves Pinto", na Revista do Instituto Genealógico Brasileiro e a "A Família Alves Pinto", na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
Na qualidade de historiador e heraldista, participou como correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal e do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano.
É patrono da Biblioteca Pública Municipal de Santa Efigênia de Minas e foi membro do Conselho das Medalhas "Inconfidência" e "Santos Dumont", do Governo do Estado de Minas Gerais.
O professor Sardinha também era membro da Academia de Letras do Brasil – Seção Minas Gerais, tendo tomado posse em 23 de agosto de 2011.
É autor de onze biografias dos patronos de escolas municipais de Belo Horizonte; participou da "Campanha de Preservação da Memória Nacional", da Fundação Roberto Marinho. Coautor do livro: “O Instituto Histórico e Geográfico: Uma História Centenária”.
Antes de assumir uma das cadeiras no IHGMG, em 2013, tive a oportunidade de travar conhecimento com o professor Sardinha que recebia a todos, indistintamente, com a mais agradável das conversas. Para mim, realmente, foi gratificante conhecê-lo e ter a honra de ter sido ele um dos avalistas da minha entrada naquele vetusto sodalício.
Na nossa cidade de Caxambu, o professor Sardinha também teve o seu nome imortalizado através de justa homenagem que lhe foi conferida pela Associação de Municípios do Circuito das Águas (AMAG), com a outorga da Medalha de Mérito Municipalista "Basílio de Magalhães".
Fica, assim, a minha homenagem a esse grande educador e cultor da História e da Genealogia no Estado de Minas Gerais.


O professor Sardinha e este colunista no IHGMG

___________
* Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais