terça-feira, 29 de julho de 2014

COLUNA


A Casa de Caridade de São Vicente de Paulo
                                                                              
Para a alegria dos caxambuenses, retornaram as atividades do Hospital Casa de Caridade de São Vicente de Paulo no último dia 19 de julho, com a revitalização de seus serviços médicos e hospitalares. Nesse momento, de grande importância para a história de nosso município, devemos render homenagens àqueles que pioneiramente construíram esse importante segmento de saúde e aqui lembramos a obra meritória do monsenhor João de Deus que, primeiramente, foi o responsável pela fundação do Asilo de São Vicente de Paulo, no ano de 1907, edificado, primeiramente, na rua Major Penha e, ali, além dos serviços médicos prestados pelos doutores Viotti e Enout, vamos encontrar as primeiras enfermeiras da cidade: as senhoras Plácida Maria de Jesus e Maria Joana, consideradas por seus contemporâneos “muito caridosas e de grande dedicação aos desamparados”.



Posteriormente, em 9 de abril de 1926, o asilo deslocou-se para o local que hoje ocupa, no promontório imediatamente atrás da Igreja de Santa Isabel da Hungria.
Também, com seus esforços, ali foi construído o Hospital anexo à Casa de São Vicente de Paulo. Na oportunidade, monsenhor João de Deus contratou as filhas de Sant’Anna, para trabalharem no novo hospital, sendo que as primeiras freiras que aqui chegaram, assim como as irmãs Evangilini Danini, madre superiora, e Luigina Brícola e Raymunda Millani, e, juntas, “operaram verdadeiros milagres de caridade, dedicando suas vidas aos enfermos” naquela Casa de Caridade.
A irmã Raymunda Millani, por exemplo, nasceu na cidade italiana de Vazanchello e faleceu aqui em Caxambu no dia 29 de julho de 1954, ou seja, há exatos 60 anos.
A foto mostra o corpo superior da Casa de Caridade, vendo-se, ao centro da mesma, de barrete clerical, o monsenhor João de Deus; sentado encontra-se o prefeito de Caxambu, Dr. Mário Milward (o terceiro da direita para a esquerda), que também clinicou naquele hospital durante vinte e dois anos. Em pé, a irmã Raymunda, a terceira da direita para a esquerda.
Após a inauguração do novo hospital, por ali passaram médicos de grande conhecimento e valor, como o próprio Dr. Mário Milward, além dos Drs. Viotti, Enout, Capistrano de Paiva e Floriano de Lemos, a quem rendemos, neste momento, as nossas homenagens.
Uma importante visita àquele nosocômio foi a do então Presidente Getúlio Vargas, em 1939, quando veio inaugurar a ligação rodoviária de Caxambu a Areias. A foto a seguir mostra o presidente, ao centro, saindo da Igreja de Santa Isabel da Hungria, tendo à sua esquerda o governador Benedicto Valladares e à sua direita, de terno branco, o então prefeito de Caxambu, Joaquim Justino Valladares Ribeiro.
          
Que a partir desta nova revitalização o nosso hospital possa representar um ponto de referência em saúde para os munícipes de Caxambu.

__________

* Historiador e membro do IHGMG