Dados atualizados do Ministério da Saúde mostram que a cada
hora o trânsito mata mais de cinco pessoas no país: 46 mil só em 2012. O número
revela aumento de 3,4% no total de óbitos nas ruas e estradas do País em
relação ao ano anterior. Mais: revela que em dez anos o número de mortes no
trânsito brasileiro avançou 38%: em 2002, ele havia matado 33 mil pessoas.
As estatísticas são as mais recentes do Datasus, sistema que contabiliza os
atendimentos médicos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País.
Os números mostram aceleração no crescimento do número de mortes no trânsito.
Entre 2010 e 2011, o total de mortes havia crescido 1,47%.
Entretanto, o levantamento revela que o problema não é uma epidemia nacional,
mas sim fruto de um crescimento acelerado do número de mortes na Região
Nordeste do País.
Das 1.498 mortes registradas a mais em 2012 do que em 2011, 1.105 foram nos
nove Estados do Nordeste. Essa região concentra apenas 15% dos 76 milhões de
veículos existentes no País, conforme os dados do Departamento Nacional de
Trânsito (Denatran), mas responde atualmente por 28% das mortes registradas em
acidentes de transporte. A Região Norte enfrenta situação semelhante. Lá, o
crescimento do número de vítimas em acidentes fatais foi de 7,2% de um ano para
outro. O grande vilão do quadro são as motocicletas.
Embora concentre a maior parte dos acidentes - naturalmente porque abriga a
maior parte da população e da frota de veículos do Brasil - a Região Sudeste
obteve uma redução do número de mortes: de 16.466 casos em 2011 para 16.253 em
2012 (1,20%). É a retomada de uma tendência de queda de mortes observada entre
os anos de 2005 e 2007, segundo as estatísticas do SUS.
Em novembro de 2011, uma reportagem do Estado mostrou que, no Norte e Nordeste,
regiões que se destacavam como líderes nas mortes do trânsito, as motos já eram
usadas até para tocar a boiada em fazendas de áreas rurais. A falta de
fiscalização e de formação eram apontadas como os principais problemas.
Reações
O governo federal não tem nenhum programa em andamento voltado exclusivamente
para motociclistas. A principal ação do governo federal no que se refere a
motos foi a aprovação de uma lei que garante adicional de periculosidade a
motoboys, há um mês. A sanção da lei ocorreu com representantes sindicais de
motoboys de São Paulo.
A Semana Nacional de Trânsito deste ano também não abordará a questão dos
motociclistas. Essa iniciativa focará a segurança do pedestre.
Atropelamentos
Os dados do Datasus mostram que o número de pessoas atropeladas
por carros, motos, ônibus e caminhões no País está em queda. Nos dados fechados
de 2012, 8,8 mil pessoas morreram atropeladas no país. Em 2011, haviam sido 9,4
mil mortes. Nos últimos dez anos, a redução foi de mais de mil mortes.
Fonte: Jornal O Estado de Minas