sábado, 25 de outubro de 2014

FAMÍLIA INFLUENCIA HÁBITOS ALIMENTARES DAS CRIANÇAS

Surgida no início do século XX nos Estados Unidos da América, a fast food é uma refeição feita de forma rápida e que pode ser ingerida em poucos minutos. O criador desse sistema, White Castle, vendia a preço reduzido hambúrgueres com batatas fritas e cola.  O sucesso da fast food foi tão grande que em poucas décadas disseminou-se por todo o mundo. Se, por um lado, a refeição rápida ajuda pessoas cada vez mais apressadas, por outro, auxilia na ingestão de alimentos não benéficos para a saúde. Alvos dos politicamente corretos, não à toa, grandes redes de fast food têm adaptado seus cardápios para oferecer alimentos mais saudáveis.



Adquirir bons hábitos à mesa é uma tarefa bem complicada nos dias atuais.  Nas gôndolas dos supermercados, por exemplo, não faltam opções de comidas consideradas não benéficas pelos especialistas: biscoitos, doces, carnes com alto teor de gordura, pães, bolos, salgadinhos, embutidos, refrigerantes e muitas outras coisas, que fazem a alegria das crianças e as tornam cada vez mais obesas. “Hoje é um grande desafio fazer um filho comer frutas, verduras e legumes, pois nos supermercados há uma quantidade enorme de itens não saudáveis. Para que os pais possam influenciar nos hábitos alimentares dos seus filhos é preciso, desde pequeno, fazê-lo comer aquilo que eles consideram sem graça e sem gosto”, comenta Ismael de Andrade, sócio proprietário do Restaurante Sabor de Minas, com duas unidades em Varginha.
Mesmo que um restaurante seja no estilo fast food, como é o Sabor de Minas, é possível oferecer aos clientes, sobretudo às crianças, comidas saudáveis. Com o hábito de comer sempre fora de casa, é imprescindível que os filhos tenham ideia do que é legal ou não ingerir. Por isso é sempre importante os pais insistirem com os filhos para comerem verduras e legumes no almoço e no jantar.  Mas não adianta só pedir: é fundamental que as crianças vejam seus pais comendo alimentos saudáveis. Sem isso, não adianta nada. Especialistas, no entanto, chamam a atenção para um detalhe: não se deve fazer a hora das refeições um campo de batalha. O ideal é mostrar o quão é importante é uma alimentação legal.
“Em nossos restaurantes, por exemplo, temos o foco na preservação da saúde de nossos clientes, com alimentos cuidadosamente preparados”, diz Andrade. Isso mostra a importância de procurar um local que se preocupe com a saúde de seus clientes. “Como há pessoas de todas as idades que frequentam os nossos restaurantes, sempre procuramos oferecer produtos saudáveis e de fácil digestão. Os pais podem vir ao Sabor de Minas tranquilos, pois temos exatamente o tipo de alimentação que faz bem a todos”, finaliza Andrade.


                               Eliana Sonja - Sakey Comunicação