sábado, 11 de outubro de 2014

FARMACÊUTICO PODERÁ OFERECER REMÉDIO SIMILAR

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou, uma nova regra para a venda de medicamentos similares nas farmácias. A norma é um passo atrás da proposta lançada pela agência no ano passado, que previa um impacto maior no setor.
A regra, que deve ser publicada no “Diário Oficial da União” na segunda (13), estabelece que os remédios similares podem ser intercambiáveis com seu medicamento de referência, ou seja, que o similar pode ser oferecido pelo farmacêutico como uma opção ao remédio de referência prescrito pelo médico.
O produto de referência costuma ser o original, que trouxe ao mercado a inovação, enquanto similares e genéricos são dois tipos de cópias. Hoje, apenas o genérico é intercambiável com o remédio de referência. Mas, como a partir do final de 2014 existe a obrigatoriedade que o similar apresente os mesmos testes de equivalência que os genéricos, a Anvisa decidiu mudar a regra da venda do remédio similar.
A regra valerá a partir de 1º de janeiro de 2015, mas as empresas terão um ano para incluir a informação sobre a intercambialidade nas bulas. 
Em janeiro deste ano, o então ministro Alexandre Padilha (Saúde) lançou oficialmente a proposta de que os similares passassem a ser identificados com o símbolo “EQ” em destaque na embalagem – algo para contrapor o “G” que identifica os genéricos.

Agência Brasil