sexta-feira, 24 de outubro de 2014

MUSEU ITINERANTE SENTIMENTOS DA TERRA CHEGA À CAXAMBU


Entre os dias 28 e 30 de outubro a cidade de Caxambu recebe a exposição itinerante Sentimentos da Terra. Sobre quatro rodas, o caminhão-museu traz, com tecnologia avançada e interativa, a história da reforma agrária no Brasil, representada por seus principais personagens como Chico Mendes, Leonel Brizola, entre outros. 

A exposição museográfica Sentimentos da Terra faz parte da programação do 38º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), e conta com o apoio da prefeitura de Caxambu. Estará aberta ao público na praça 16 de Setembro, no Centro da cidade, nos dias 28/10 (terça-feira), 29/10 (quarta-feira) e 30/10 (quinta-feira), de 15h às 20h. A visitação é gratuita.

Sentimentos da Terra é um museu Itinerante desenvolvido por meio da parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo Projeto República, e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD). De forma lúdica, recupera, em variadas linguagens historiográficas e suportes de divulgação, o tratamento dado às formas de resistência camponesa e à história da luta pela terra no Brasil. Nesse cenário, divulga fatos e versões muitas vezes não conhecidos dessa trajetória, contribuindo, assim, para a difusão do conhecimento e consolidação da democracia. 

Revivendo a história

A exposição é gratuita e totalmente interativa, oferecendo conteúdos de maneira inovadora. Exemplo disso é a Tenda de Caracterização, onde é possível vestir figurinos de personagens históricos da questão agrária no Brasil, registrando em fotos junto aos painéis temáticos montados no caminhão. Quem passar por lá pode se transformar em um barão do café, um padre jesuíta, um cangaceiro, ou personagens míticos como Chica da Silva e Antônio Conselheiro.

Narrativas do rural

No Espaço da Imaginação podem ser consultados desde publicações e estudos sobre desenvolvimento rural a livros de arte relacionados ao tema, além de acesso a compu:tadores e internet. A exposição Gira-Gira, na parte lateral do veículo, narra, em grandes painéis, a trajetória de personalidades envolvidas com a questão agrária brasileira, como Chico Mendes, Leonel Brizola e Elisabeth Teixeira.

A tecnologia de ponta também está presente no caminhão-museu, com duas salas de cinema, onde são exibidos 11 documentários feitos com recursos de animação em computação gráfica, que utilizam pinturas, fotografias, gravuras, ilustrações e documentos históricos em sua composição. Os vídeos são narrados por importantes nomes da cultura brasileira, como Chico Buarque, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Regina Casé, entre outros. 

Toda a programação visual e cenográfica da exposição é assinada pelo designer e cenógrafo Gringo Cardia. A curadoria historiográfica está a cargo de Heloísa Starling, coordenadora do Projeto República da UFMG.


Fonte: ANPOCS