quarta-feira, 12 de novembro de 2014

COLUNA

*SEU BOLSO*

SEGURO DE AUTOMÓVEL: ATENÇÃO ÀS PROPOSTAS

Na hora de contratar o seguro para o seu automóvel, pesquise bastante para achar o mais apropriado ao seu perfil e preste muita atenção às entrelinhas do contrato, para evitar surpresas na hora de acioná-lo. 
Essas são algumas das principais conclusões de nosso teste de seguros para carros, em que analisamos mais de 300 apólices das 12 maiores empresas do ramo. Mas, com nosso exclusivo comparador de seguros, você recebe as propostas das melhores seguradoras para seu automóvel e seu bolso.
 DESCOBRIR O MELHOR SEGURO PARA MEU CARRO 
Restrições demais impostas para as coberturas
Constatamos que no geral as seguradoras precisam melhorar, principalmente nos itens contratuais referentes a exclusões, bônus e franquias. No primeiro item citado, caracterizado por situações não cobertas pelo seguro, como danos causados exclusivamente aos pneus e decorrentes de atos de guerra, todas se mostraram muito restritivas.
O sistema de bônus, que é o desconto adquirido na renovação do contrato, caso o seguro não tenha sido acionado durante sua vigência, é muito pouco explicitado, com informações vagas e insuficientes. Por isso, muitas empresas, especialmente Porto Seguro, Zurich Minas e Marítima, se saíram mal nesse quesito.

Valor de franquia das seguradoras é elevado
Quando o assunto é franquias, as empresas também desapontam. Para ser ressarcido em situações como choque, colisão, furto ou roubo, por exemplo, o segurado precisa desembolsar uma quantia média muito alta, e inaceitável, em torno de R$ 2.400,00.
Felizmente, os resultados foram mais animadores em outros itens analisados, como escolha da oficina e assistência 24 horas. Nesta última, todas as seguradoras foram bem avaliadas, com destaque para Allianz, Porto Seguro e HDI.
Melhor do Teste
O título de melhor do teste ficou com a HDI, pois foi a seguradora melhor avaliada em nosso teste. Porém você deve verificar se ela é a melhor alternativa para seu perfil, já que, para cada caso, é necessário levar em conta a relação custo benefício.
Cobertura territorial ampla no Brasil e exterior
Quem gosta de viajar de carro também pode ficar tranquilo, pois todas garantem proteção ao veículo em todo o território nacional, além de duas, HDI e Tókio Marine, cobrirem eventuais danos em alguns países do Mercosul.  

Idade e sexo afetam preço 
Além de contratar apenas o imprescindível às suas necessidades, fatores como idade e sexo do condutor e também marca e modelo do carro influenciam o preço do seguro. 

*OPINIÃO*

TÉCNICA QUE RESSUSCITA MORTOS SERÁ TESTADA EM SERES HUMANOS

PROFESSORES DE DUAS UNIVERSIDADES NOS EUA COMEMORAM RESULTADOS NAS PESQUISAS COM ANIMAIS

Você é a favor ou contra essa técnica?


*RAPIDINHAS*

INFLAÇÃO OFICIAL CAI E FICA EM 0,42% EM OUTUBRO

A taxa é inferior às de setembro deste ano e de outubro do ano passado, que haviam atingido 0,57% em ambos os períodos

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, ficou em 0,42% em outubro deste ano.
IPCA de outubro é inferior aos de setembro deste ano e de outubro do ano passado, que haviam sido 0,57% nos dois períodos. Taxa de juros: IGP-10 tem inflação de 0,31% em setembro. A taxa é inferior às de setembro deste ano e de outubro do ano passado, que haviam sido 0,57% em ambos os períodos.O IPCA acumula taxa de 5,05% no ano. No acumulado de 12 meses, a inflação é 6,59%, acima do teto da meta de inflação do governo federal, que é 6,5%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Fonte: Agência Brasil).

EMPRESAS DE TELEFONIA TERÃO DE CRIAR COMPARADORES DE PREÇOS PARA CONSUMIDOR

Segundo Anatel, empresas também terão de deixar disponível no site ou enviar por e-mail ou carta o histórico de protocolos de pedidos, reclamações; regras valem a partir de segunda. A partir da segunda-feira (10) entram vigor duas novas regras no setor de telecomunicações que podem melhorar a vida do consumidor, segundo informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).  (Fonte: iG).

 

REAJUSTES NA ENERGIA ELÉTRICA CONTINUAR ELEVADOS EM 2015

   O aperto no bolso do consumidor deve continuar nos próximos anos, de acordo com especialistas. Isso porque as distribuidoras de energia ainda repassarão para os consumidores os custos de dois empréstimos feitos pelo governo neste ano para ajudar a suportar os custos da energia térmica. No total, o auxílio atingiu R$ 11,2 bilhões. (Fonte: Luisa Brasil).