quarta-feira, 19 de novembro de 2014

COLUNA


*SEU BOLSO*

SAIBA COMO EVITAR A CLONAGEM DE CARTÕES


Descubra como evitar que os seus dados sejam usados por golpistas para criarem um cartão de crédito em seu nome. E, ainda, saiba o que fazer para resolver o problema com rapidez caso a clonagem ocorra com seu cartão.
É preciso urgência na comunicação com o banco e na elaboração de boletim de ocorrência para recuperar o dinheiro. A responsabilidade por prejuízos causados pela clonagem de cartões é da instituição financeira, o banco.Trata-se de defeito na prestação do serviço, tendo em vista que a segurança financeira é ameaçada. Além disso, a clonagem acarreta prejuízos com despesas indevidas e cancelamento do cartão.
Numa situação dessa, cabe ao banco cancelar a compra não reconhecida pelo consumidor, estornar a cobrança, juros e multas e fornecer outro cartão. A responsabilidade pela segurança das transações com cartões é do banco, assim, se o consumidor agiu corretamente e não deu causa ao problema, a instituição financeira não pode transferir ao consumidor um ônus que é seu.
Mesmo quem tem cartão com chip, que é mais difícil de ser fraudado, tem relatado o problema. É importante lembrar que para os cartões com chip, apesar do banco alegar que a clonagem é impossível já existe diversos casos. E a responsabilidade também é da instituição financeira.
Quando a solução apresentada pelo banco não é satisfatória, o consumidor pode procurar o Juizado Especial Cível mais próximo de sua residência e pleitear a indenização pelos danos materiais e morais sofridos.
Confira como evitar que seus dados sejam usados por golpistas:
·         Memorize a senha e não deixe registrada por escrito em nenhum local. 
·         Não aceite ajuda de estranhos ao usar caixas eletrônicos. 
·         Comunique o banco imediatamente caso o cartão ficar preso no caixa eletrônico.
·         Instale um bom antivírus em seu computador e evite expor seus dados em sites.
·         Muita atenção às ligações telefônicas que ficam pedindo atualizações de seus dados. Tome cuidado com pesquisas feitas pelo telefone ou mesmo com ligações oferecendo promoções, nas quais é preciso dizer o seu CPF, nome de seus pais, etc.
·         Fique atento ao preencher seus dados em cupons para sorteios. 
·         Depois que o prêmio é sorteado, ninguém sabe onde essas urnas irão parar.
·         Cartões fora da validade ou que não são utilizados mais devem ser inutilizados.
·         Ao jogar fora faturas do cartão e extratos bancários, rasgue-os de modo a impedir a identificação dos dados.
·         Guarde seus cartões em locais onde só você tem acesso. Infelizmente, muitos casos de clonagem são feitos por pessoas próximas a você.
Se ainda assim o seu cartão for clonado, comunique o fato à operadora do cartão o mais rápido possível e peça o bloqueio. Faça também um boletim de ocorrência. E saiba que a responsabilidade pelos gastos feitos com o cartão indevidamente é da operadora do cartão. Afinal, a clonagem é um erro de segurança no serviço prestado.
Caso o problema não seja resolvido, é importante de imediato formalizar reclamação num órgão de defesa do consumidor. 

*OPINIÃO*

"Paga-se muito pouco pela água no Brasil", diz chefe de comitê da ONU

E você acha barato a conta da água?
*RAPIDINHAS*

BRASIL FECHA POSTOS DE TRABALHO PELA 1ª VEZ DESDE 1999

Resultado de negativo ocorreu em outubro quando foram fechadas mais de 30 mil vagas, segundo dados do Caged

O Brasil fechou 30.283 vagas formais de trabalho em outubro, primeiro resultado negativo para esses meses desde a série histórica iniciada em 1999, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira (14). Em setembro, haviam sido criados 123.785 postos com carteira assinada, sem ajustes.(Fonte: iG).

VENDAS NO VAREJO BRASILEIRO PERDEM RITMO EM SETEMBRO, DIZ IBGE

O volume de vendas subiu em quatro das oito atividades, com destaque para móveis e eletrodomésticos (1,8%, ante 1,9% em agosto) e combustíveis e lubrificantes (0,7%, sobre 1,7%) (Fonte: Reuters).

DE OLHO NO NATAL, COMÉRCIO TEM DESCONTO DE ATÉ 75%

Para estimular vendas, shoppings e lojas virtuais já apostam em promoções. É possível encontrar preços reduzidos em roupas, acessórios e artigos para casa

 Os consumidores estão menos dispostos a gastar dinheiro no Natal deste ano. Estudo divulgado ontem pela consultoria Deloitte mostra que a maioria dos entrevistados pretende pagar menos ou o mesmo valor com presentes que no ano passado. Para estimular as vendas, o comércio já começa a apostar em promoções, com descontos de até 75%. Nos shoppings e lojas online é possível encontrar preços reduzidos em roupas, acessórios e artigos para a casa. (Fonte: Stephanie Tondo).