sábado, 15 de novembro de 2014

“FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO 2014” A ARTE MILENAR CIRCENSE MAIS UMA VEZ EM CAXAMBU

Na programação, atrações nacionais e internacionais com entrada franca
Belo Horizonte  também receberá o Festival


Depois do sucesso no ano passado, Caxambu, vai sediar novamente o Festival Mundial de Circo, tornando-se pela segunda vez a Cidade Oficial do Circo no Brasil. Nesta edição, será apresentada uma programação intensa e gratuita de 18 a 23 de novembro. Artistas brasileiros e internacionais vão armar o picadeiro na cidade para apresentações de espetáculos, oficinas, exposição de fotos e mostra de filmes.

Este ano, serão armadas duas lonas onde palhaços, malabaristas, equilibristas, trapezistas, acrobatas, músicos, dançarinos e improvisadores vão contagiar a cidade com as cores, a alegria, a descontração e as brincadeiras da arte milenar do circo, programa ideal para as crianças e para toda a família. A entrada é franca e os espetáculos acontecerão nas lonas montadas em frente ao Ginásio Jorge Curi e no Parque das Águas (ao lado do Rinque), e também no Cine Caxambu.



ATRAÇÕES

Na programação do Festival Mundial de Circo 2014, em Caxambu, o público poderá conferir o “Espetáculo de Variedades” (20 a 22/11, às 20h, na lona em frente ao Ginásio Jorge Curi), atração especialmente criada para o Festival Mundial do Circo 2014, que reúne artistas do Brasil, Espanha e Colômbia. Estarão em cena uma banda de música ao vivo, equilibristas, trapezistas, acrobatas e um mestre de cerimônias muito especial.
Também na agenda, “Olga, a Pulga”, (21/11, às 18h, na lona no Parque das Águas), espetáculo brasileiro que está encantando crianças e adultos em várias partes do país com a divertida palhaça Guadalupe e sua pulga amestrada Olga. Outro destaque é o  “Chocobrothers”, (22/11, às 16h, na lona no Parque das Águas), espetáculo do Brasil e da Espanha, com performances de alto risco e cenas nostálgicas que relembram os grandes sucessos musicais dos anos 70.

Já a “Caravana da Palhaça Rubra”, (23/11, às 11h, na lona no Parque das Águas), é um espetáculo interativo em que todos são músicos, atletas e palhaços, numa mistura de música, humor, improviso e artes circenses como acrobacia, equilíbrio e malabares. E ainda “Jogando no Quintal”, (23/11, às 16h, na lona em frente ao Ginásio Jorge Curi), um dos espetáculos de humor de maior sucesso no Brasil. Um jogo de improvisação feito por palhaços-atletas com toda a ambientação de uma partida de futebol: hino, clube, placar, bandeiras, juiz, jogadores e torcida!



A programação do Festival Mundial de Circo 2014, em Caxambu, é formada também por uma Mostra de Filmes, (18 a 23/11, às 14h, no Cine Caxambu), que ocupará o Cine Caxambu com filmes em que o Circo é o tema central, além de uma exposição de fotos.

Já para aqueles que querem conhecer um pouco mais de perto o fazer da arte circense, a programação oferecerá três oficinas: “Oficina de Palhaço”, (18 a 20, de 9h as 13h), com Rodrigo Robleño; “Oficina Construção de Malabares” e “Oficina Circuito de Modalidades Circenses”, (22 e 23, no Parque das Águas, a partir das 10h), ambas  com a Trupe Gaia.





FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO


O Festival Mundial de Circo foi o vencedor do Edital de Chamamento Público realizado pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, que incentiva a realização de festivais culturais no interior do Estado. Até 2015 o Festival Mundial de Circo terá apoio financeiro para a realização das edições na cidade de Caxambu/MG. “O apoio durante esse período é fundamental para conseguirmos realizar o Festival de forma planejada”, relata Fernanda Vidigal, coordenadora do evento.

A primeira edição em 2013 em Caxambu foi sucesso de público, superando as expectativas dos realizadores do evento. Em pesquisa realizada junto ao público presente na edição de 2013, destacam-se alguns números interessantes:

- 68% dos entrevistados reconheceram que o Festival promove a divulgação de Caxambu e 19,1% afirmam que o evento gera recursos financeiros para o município.
- 54,7% do total dos entrevistados declararam ser a primeira vez que participavam de um evento de artes cênicas.
- Em relação ao Festival, nota-se que os espetáculos/atrações são o grande motivador para a frequência/participação do público (84% dos entrevistados).
- A média de avaliação do Festival como um todo foi de 9,4 (numa escala de 10 pontos).

O resultado dessa pesquisa revela um quadro bastante favorável para o evento, seja como incentivo à cultura, seja como fomento ao turismo. Outro dado interessante é que a maioria dos pesquisados tem a pretensão de participar de uma nova edição do Festival Mundial de Circo.

Histórico

Primeiro e o maior do gênero no país, o Festival Mundial de Circo - FMC garantiu destaque na agenda dos grandes festivais de artes cênicas do Brasil já em sua primeira edição, em setembro de 2001. Recebeu o prêmio “Gentileza Urbana”, concedido pelo IAB/MG (Instituto dos arquitetos do Brasil) e ao longo de sua trajetória obteve apoio e chancela de órgãos e instituições importantes como a UNESCO, Ministério da Cultura, FUNARTE, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, entre outros.

Em suas quatorze edições – de 2001 a 2014 - o festival contou com a participação dos maiores nomes do circo mundial (como o circo americano Ringling Bross e o internacionalmente conhecido Cirque du Soleil) além de artistas e grupos de diversos países, entre eles Argentina, Uruguai, Austrália, Canadá, Estados Unidos, China, Kênia, Ghana, Rússia, França, Portugal, Inglaterra, Itália, Bélgica, Espanha, Cuba e de todas as partes do Brasil.