domingo, 25 de janeiro de 2015

CARNAVAL 2015 – Prefeito explica situação do evento

Em seu programa de rádio semanal o Prefeito de Caxambu Jurandir Belini falou sobre os preparativos para o carnaval. Ele lembrou que em 2013 e 2014 o carnaval de Caxambu foi realizado com recursos próprios, pois a situação era diferente deste ano.
Segundo o Prefeito, o Governo Federal vem cortando desde outubro de 2014, os repasses do Fundo de Participação dos Municípios –FPM – em 40%, diminuindo assim o dinheiro no caixa do município.
Explicou também que nos anos anteriores a administração municipal contou com o apoio da CEMIG, da COPASA, de vários comerciantes, entre outros para a organização da festa. Portanto, explica o chefe do Executivo, este carnaval está numa situação muito difícil.
–“Estamos hoje priorizando aquilo que é mais importante para nossa população, ou seja, saúde e educação. Nossa administração contratou, por exemplo, quinze novas auxiliares de creche, para cuidar de nossas crianças” – enfatiza Jurandir.
O Prefeito lembrou ainda que não deixará de repassar recursos para o Hospital, para os atendimentos na saúde na Policlínica, nos PSFs, ou combustível para ambulâncias. – “Eu tenho que priorizar e certamente as prioridades são saúde e educação. O carnaval proporciona giro financeiro para a cidade, mas os mais beneficiados são os hotéis e o comércio” – afirma.
Segundo Jurandir Belini, a Prefeitura aguarda uma posição destes segmentos para definir como será o carnaval deste ano:- “Esperamos um posicionamento, tanto do comércio, quanto da hotelaria através do Convention. Aguardamos uma definição desses empresários na colaboração financeira para o nosso carnaval”.
Sobre boatos e comentários baseados em informações desencontradas, o chefe do Executivo alerta: - “Ainda não tem nada decidido. Algumas pessoas de forma precipitada estão afirmando em redes sociais que não teremos carnaval e isto não procede. Oficialmente a Prefeitura ainda aguarda o apoio do segmento de hotelaria e comércio para definir como será a festa”.  
O momento segundo o Prefeito é delicado e precisar ser bem gerido: -“Já fiz cortes de funcionários, inclusive Secretários importantes, diminuição de convênios, entre outras ações. Não posso administrar com a emoção e sim com a razão. Não quero tomar atitudes mais drásticas, com muitas demissões, pois todos sabem que a cidade depende dos funcionários públicos, pois somos a maior empregadora do município. Grande parte do dinheiro que gira na cidade hoje é da Prefeitura. – lembra Jurandir.
- “Peço a todos que tenham calma e paciência, pois este Prefeito está agindo com responsabilidade dentro de nossa realidade política e econômica. O meu compromisso é com a população, especialmente os mais carentes”- finalizou Belini. 

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxambu