quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

COLUNA


*SEU BOLSO*
CONTA DE LUZ MAIS CARA EM 2015

Com bandeiras tarifárias, eletricidade pode subir até três reais a cada 100 quilowatt-hora consumidos.
As bandeiras tarifárias penalizarão o consumidor com contas de luz mais caras. A PROTESTE Associação de Consumidores critica o sistema, que atribui ao consumidor o repasse automático dos impactos existentes na gestão da distribuidora de energia, sem que haja alternativas de controle das contas.

"Além das bandeiras tarifárias, o consumidor também é prejudicado pelo model o regulatório da energia no Brasil. Não há concorrência e o consumidor não pode escolher sua concessionária, deixando-o cativo das companhias que atuam em suas regiões", avalia Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.

O sistema também fere os interesses dos consumidores previstos no Código de Defesa do Consumidor, na Constituição Federal e, inclusive, na lei do regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos, assim como na Lei 9069/95 que dispõe sobre o Plano Real. (Fonte: PROTESTE).

*OPINIÃO*

O QUE VOCÊ ACHOU DO CARNAVAL DE CAXAMBU?
Foi bom ou poderia ser melhor?

*RAPIDINHAS*

SETOR DE SERVIÇOS FECHA 2014 COM CRESCIMENTO DE 6%, MENOR ÍNDICE EM DOIS ANOS

Números de 2014 fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços e foram divulgados nesta sexta-feira (20) pelo IBGE
O setor de serviços do País teve crescimento de 4,2% em dezembro de 2014, fechando o ano com crescimento de 6%. O índice aponta desaceleração e é o menor desde 2012. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).  (Fonte: iG).

PÁSCOA TERÁ OVO DE CHOCOLATE ATÉ 16% MAIS CARO ESTE ANO
Dólar alto pesa na produção e indústria repassa aumento médio de 9% a varejistas. Empresas reduzem portfólios e apostam em tamanhos menores dos produtos. (Fonte: Luisa Brasil).

APÓS A FOLIA, VEM A HORA DE APERTAR OS CINTOS
Ressaca pós-Carnaval traz previsão de retração econômica, juro alto e continuidade da inflação
 Se é correto o dito de que o ano no Brasil só começa depois do Carnaval, o brasileiro terá um início de ano amargo, fruto do baixo crescimento do país e do processo de ajuste fiscal em curso para recolocar a economia nos trilhos. Além da inflação que não dá trégua desde o ano passado, a atividade econômica fraca terá efeito mais visível na taxa de desemprego, de acordo com especialistas. Para 2015, o mercado projeta retração de 0,42% do Produto Interno Bruto (PIB) — a soma das riquezas produzidas pelo país. (Fonte: O Dia).