quarta-feira, 25 de março de 2015

COLUNA

 *SEU BOLSO*

É COMUM O CONSUMIDOR SE DEPARAR COM DÚVIDAS NO QUE DIZ RESPEITO A TROCAS, DEVOLUÇÕES, ENTREGAS, EMPRÉSTIMOS, ENTRE OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS A CONSUMO 
Veja as 5 principais duvidas
1 - Se o produto  apresenta vicio que posso fazer? 
Quando o produto apresenta vício, o consumidor deve encaminhá-lo à assistência técnica autorizada para conserto. Caso o produto esteja dentro do período de garantia, não deve haver cobrança e o prazo máximo para o conserto é de 30 dias, a resolução pode ser diferente se ambas as partes acordarem dentro do período de 7 a 180 dias.

2 - Meu produto apresentou problema e a assistência técnica não tem a peça. Como proceder? 
Enquanto o produto é vendido ou durante um tempo razoável de vida, é necessário que sejam mantidas peças de reposição para o conserto do mesmo. Desta forma, entre em contato com o fabricante e verifique se não é um problema pontual daquela assistência técnica.

3 - Comprei e até hoje não recebi. O que posso fazer?
Inicialmente, entre em contato com a empresa e abra uma reclamação, não se esqueça de anotar os protocolos de reclamação. Neste caso, o consumidor tem as seguintes opções: exigir a entrega imediata, aceitar outro produto equivalente ou cancelar a compra com direito à restituição do valor pago atualizado.

4 - Estou devendo e não consigo pagar por causa dos juros. Qual é o conselho ?
Inicialmente, você deve tentar negociar sua dívida com o credor. Não existe obrigação de que a empresa parcele ou reduza o valor. Sabemos que este é um momento difícil e que o consumidor fica tentado a pedir outro empréstimo para quitar o anterior. Porém, é preciso analisar com cuidado o custo desse novo empréstimo, pois poderá ficar ainda mais difícil quitar a dívida.

5 - Meu nome foi incluído sem aviso no SPC/Serasa. Posso conseguir uma indenização?
A inclusão no SPC/Serasa sem aviso prévio pode sim gerar indenização na justiça. O consumidor deve ser notificado antes da inclusão em cadastro restritivo de crédito para que tenha a possibilidade de verificar se a dívida realmente existe. E caso exista precisa ter a possibilidade de efetuar o pagamento.


*OPINIÃO*
o papa diz
"A corrupção fede, a sociedade corrupta fede. Um cidadão que deixa que a corrupção o invada não é cristão" 
Você concorda que religião se envolva com política?



*RAPIDINHAS*
OVOS DE PÁSCOA APELAM PARA SUPERAR PREÇOS 10% MAIORES
Brinquedões, joias e foto de cantor sertanejo são as apostas para aumentar vendas

 Na Páscoa deste ano, o tradicional chocolate ao leite perdeu espaço para megabrindes e até mesmo ovos gourmet, com sabores que vão de caipirinha a crème brulée, por exemplo. Pesquisa da FGV aponta para um aumento de 9,32% no preço de bombons e chocolates, mas o consumidor percebe nos ovos de Páscoa um encarecimento ainda maior. Apesar disso, os valores são democráticos: há opções a partir de R$6,90 até R$ 420. (Fonte: Stephenie Tondo).


GOVERNO INICIA CONVERSAS COM SERVIDORES SOBRE REAJUSTE SALARIAL
Fórum, que engloba 90% dos servidores, quer 27,3% de aumento em 2016.
Não é possível atender pedido e negociações vão até agosto, diz ministro.

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, recebeu nesta sexta-feira (20) representantes de mais de 40 categorias de servidores públicos e iniciou as conversas sobre os reajustes salariais dos próximos anos. (fONTE: g1).



FACEBOOK

PRÉVIA DA INFLAÇÃO EM 12 MESES TEM MAIOR TAXA DESDE MAIO DE 2005
IPCA-15 ficou em 1,24% em março, segundo o IBGE.
No acumulado dos últimos 12 meses, o índice foi para 7,9%.(FONTE:Globo).
 *SEU BOLSO*
É COMUM O CONSUMIDOR SE DEPARAR COM DÚVIDAS NO QUE DIZ RESPEITO A TROCAS, DEVOLUÇÕES, ENTREGAS, EMPRÉSTIMOS, ENTRE OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS A CONSUMO 
Veja as 5 principais duvidas
1 - Se o produto  apresenta vicio que posso fazer? 
Quando o produto apresenta vício, o consumidor deve encaminhá-lo à assistência técnica autorizada para conserto. Caso o produto esteja dentro do período de garantia, não deve haver cobrança e o prazo máximo para o conserto é de 30 dias, a resolução pode ser diferente se ambas as partes acordarem dentro do período de 7 a 180 dias.

2 - Meu produto apresentou problema e a assistência técnica não tem a peça. Como proceder? 
Enquanto o produto é vendido ou durante um tempo razoável de vida, é necessário que sejam mantidas peças de reposição para o conserto do mesmo. Desta forma, entre em contato com o fabricante e verifique se não é um problema pontual daquela assistência técnica.

3 - Comprei e até hoje não recebi. O que posso fazer?
Inicialmente, entre em contato com a empresa e abra uma reclamação, não se esqueça de anotar os protocolos de reclamação. Neste caso, o consumidor tem as seguintes opções: exigir a entrega imediata, aceitar outro produto equivalente ou cancelar a compra com direito à restituição do valor pago atualizado.

4 - Estou devendo e não consigo pagar por causa dos juros. Qual é o conselho ?
Inicialmente, você deve tentar negociar sua dívida com o credor. Não existe obrigação de que a empresa parcele ou reduza o valor. Sabemos que este é um momento difícil e que o consumidor fica tentado a pedir outro empréstimo para quitar o anterior. Porém, é preciso analisar com cuidado o custo desse novo empréstimo, pois poderá ficar ainda mais difícil quitar a dívida.

5 - Meu nome foi incluído sem aviso no SPC/Serasa. Posso conseguir uma indenização?
A inclusão no SPC/Serasa sem aviso prévio pode sim gerar indenização na justiça. O consumidor deve ser notificado antes da inclusão em cadastro restritivo de crédito para que tenha a possibilidade de verificar se a dívida realmente existe. E caso exista precisa ter a possibilidade de efetuar o pagamento.


*OPINIÃO*
o papa diz
"A corrupção fede, a sociedade corrupta fede. Um cidadão que deixa que a corrupção o invada não é cristão" 
Você concorda que religião se envolva com política?



*RAPIDINHAS*
OVOS DE PÁSCOA APELAM PARA SUPERAR PREÇOS 10% MAIORES
Brinquedões, joias e foto de cantor sertanejo são as apostas para aumentar vendas

 Na Páscoa deste ano, o tradicional chocolate ao leite perdeu espaço para megabrindes e até mesmo ovos gourmet, com sabores que vão de caipirinha a crème brulée, por exemplo. Pesquisa da FGV aponta para um aumento de 9,32% no preço de bombons e chocolates, mas o consumidor percebe nos ovos de Páscoa um encarecimento ainda maior. Apesar disso, os valores são democráticos: há opções a partir de R$6,90 até R$ 420. (Fonte: Stephenie Tondo).


GOVERNO INICIA CONVERSAS COM SERVIDORES SOBRE REAJUSTE SALARIAL
Fórum, que engloba 90% dos servidores, quer 27,3% de aumento em 2016.
Não é possível atender pedido e negociações vão até agosto, diz ministro.

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, recebeu nesta sexta-feira (20) representantes de mais de 40 categorias de servidores públicos e iniciou as conversas sobre os reajustes salariais dos próximos anos. (fONTE: g1).



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PRÉVIA DA INFLAÇÃO EM 12 MESES TEM MAIOR TAXA DESDE MAIO DE 2005
IPCA-15 ficou em 1,24% em março, segundo o IBGE.
No acumulado dos últimos 12 meses, o índice foi para 7,9%.(FONTE:Globo).