terça-feira, 19 de maio de 2015

COLUNA


Nasce a Soroterapia: 150 anos do Dr. Vital Brazil

Um dos mais renomados cientistas brasileiros nasceu na cidade de Campanha, no sul das Minas Gerais, em 28 de abril de 1865. Vital Brazil Mineiro de Campanha era filho de José Manoel dos Santos Pereira Junior e Maria Carolina Pereira de Magalhães e foi homenageado neste ano, quando se completa o sesquicentenário de seu nascimento, com uma herma na entrada de sua cidade natal. Um dado curioso: seu pai deu aos filhos sobrenomes ligados às cidades aonde nasceram. Assim Vital Brazil era Campanha por ali ter nascido; alguns de seus irmãos tiveram os seguintes nomes: Maria Gabriela do Vale do Sapucaí, Iracema Ema do Vale do Sapucaí, Oscar Americano de Caldas (nasceu em Poços de Caldas).
Vital Brazil estudou medicina na cidade do Rio de Janeiro, colando grau em 1891 e especializando-se em pesquisas clínicas na cidade de Paris.
Em 1892, mudou-se para São Paulo e, três anos depois, deslocou-se para o interior, mais precisamente para a cidade de Botucatu, onde exerceu a medicina clínica. Ali se deparou com vários casos de envenenamentos causados por ofídios, tendo, então, ao retornar para São Paulo, se dedicado ao tema, passando a trabalhar no Instituto Bacteriológico, sob a direção do renomado Dr. Adolfo Lutz, ocasião em que pode elaborar os primeiros soros eficientes contra picadas de cobras venenosas. Também como sanitarista participou do combate à febre amarela e à peste bubônica em várias cidades do interior de São Paulo.
Além do seu trabalho como médico, Vital Brazil também criou uma das primeiras escolas do Brasil que alfabetizavam crianças e adultos, e desenvolveu material de informação, especialmente voltado para a população do campo, sobretudo como se proteger das cobras e de outros animais peçonhentos.
No ano de 1899, o governo do estado de São Paulo criou o Instituto Soroterápico e convidou o Dr. Vital Brazil para chefiá-lo. Esse instituto está na origem do atual Instituto Butantã, oficialmente inaugurado em 1901. Os estudos de Vital Brazil sobre a especificidade dos soros antipeçonhentos estabeleceram um novo conceito na imunologia, e seu trabalho sobre a dosagem dos soros antiofídicos gerou uma tecnologia inédita, oferecendo à medicina, pela primeira vez, um produto eficaz no tratamento contra picadas de insetos peçonhentos. Consagradas em congresso científico acontecido nos Estados Unidos no ano de 1915, as pesquisas de Vital Brazil despertaram grande interesse na Europa, pois ali encontravam-se em estágio avançado estudos similares, o que lhe valeu, na época, verdadeiro reconhecimento mundial.
Dando continuidade ao seu trabalho em prol dos estudos sobre Soroterapia, mesmo convidado por Oswaldo Cruz para elaborar pesquisas no Instituto Manguinhos, o Dr. Vital Brazil pensou numa realização maior e em 1919 fundou o Instituto Vital Brazil na cidade de Niterói.
Casado em primeiras núpcias com Maria da Conceição Filipina de Magalhães (sua prima) e, em segundas núpcias, por ter enviuvado, com Dinah Carneiro Vianna, foi autor de obras fundamentais para o estudo da Soroterapia, com destaque para: Contribuição para o estudo do envenenamento ofídico (1901); Tratamento do ofidismo (1903) e O ofidismo no Brasil (1906).
Na cidade de Campanha, a casa onde o cientista nasceu atualmente abriga o Museu Vital Brazil, inaugurado em 1988 funcionando como centro divulgador dos trabalhos e da vida do cientista, estando ali expostos aos visitantes documentos, pesquisas, fotografias e livros.
Seu nome está consagrado em várias cidades do Brasil e a rodovia BR-267, no trecho entre Juiz de Fora e Campanha, foi batizada com o nome do grande cientista no ano de 1965 e pelo projeto de lei 1604/2003 do Congresso Nacional, seu nome entra para o Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, no subsolo da Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Vital Brazil morreu na cidade do Rio de Janeiro em 8 de maio de 1950, deixando um legado formidável para as gerações futuras de médicos e pesquisadores na área da Soroterapia.



O Instituto Vital Brazil, em Niterói