sábado, 22 de agosto de 2015

MÚSICA MAIS TOCADA NO BRASIL NÃO É SERTANEJA

Embora sejam sertanejas cinco entre as dez músicas mais tocadas nas rádios brasileiras no primeiro trimestre, o gênero não ocupa a primeira posição.
De acordo com levantamento inédito do Ecad a música mais tocada por aqui entre janeiro e março foi Rude, da banda canadense Magic. Cuida Bem Dela, sertanejo cantado por Henrique e Juliano, e Ritmo Perfeito, na voz da funkeira Anitta, completam os três primeiros lugares da lista.
Eis as dez músicas mais tocadas no primeiro trimestre, segundo o Ecad:

1 – Rude
2 – Cuida Bem Dela
3 – Ritmo Perfeito
4 – Nocaute
5 – Am I Wrong
6 – Hoje
7 – Eu Não Merecia Isso
8 – Diz ora Mim
9 – Um Degrau na Escada
10 – Domingo de Manhã

Rádios do Sul foram as que mais tocaram sertanejo no primeiro trimestre de 2015. Bruno Caliman lidera faturamento em quatro regiões

Centro-Oeste e Sudeste, de onde sai boa parte das duplas sertanejas brasileiras, não são as regiões do país onde mais se ouviu o gênero em rádios no primeiro trimestre de 2015.
De acordo com o levantamento do Ecad sobre as músicas mais tocadas nas rádios do Brasil (leia mais aqui), a maior proporção se deu no Sul, onde seis das dez músicas mais executadas eram sertanejos. Apesar da turma de jeans apertado e camisa xadrez, a gospel Obra Santa foi a mais tocada nas rádios da região.
O Nordeste é a segunda região onde mais se ouviu sertanejo, seguido por Sudeste e Centro-Oeste. No Norte, a exceção, nenhuma das dez músicas mais executadas era sertaneja e sete eram de artistas internacionais.
Rude, a mais tocada nas rádios brasileiras entre janeiro e março, só liderou as paradas no Centro-Oeste, mas aparece entre as três mais executadas em Norte, Sul e Sudeste.
Já o fenômeno Bruno Caliman, compositor que segundo o Ecad mais faturou com direitos autorais no primeiro trimestre, lidera as classificações em todas as regiões, menos no Norte, onde ficou em terceiro.



Por Lauro Jardim - Coluna Radar - Revista VEJA