O balanço do Carnaval 2009 foi bastante positivo.
Primeiro, temos que enaltecer a coragem e o espírito de visão do Prefeito Dr. Luiz Carlos, que ao promover as mudanças aclamadas há muito tempo por diversos setores da sociedade, conseguiu dar ao Carnaval de Caxambu a dimensão que uma cidade turística deve proporcionar aos turistas e moradores.
O que observamos foi uma sensação de alegria das pessoas que puderam transitar pelo centro da cidade, comprar no comércio e desfrutar da Praça 16 de Setembro e do Calcadão.
As atrações variadas proporcionaram diversões a todas idades e "tribos", com a separação devida dos espaços. Lógico que muita coisa precisa ser melhorada, mas superamos o mais difícil, que era a "medo" de tirar o Carnaval do "Axé" do centro da cidade. Pelos contatos que fiz, os bares e restaurante ficaram muito satisfeitos com o resultado final. Temos que ressaltar que estamos no meio de uma crise mundial, com reflexos internos no turismo, conforme relatórios que recebemos da Federação Nacional de Hotéis. Em vários destinos turísticos observou-se a queda do movimento e da venda, principalmente de cervejas. Acredito que em Caxambu o movimento turístico do Carnaval deste ano foi reflexo da imagem deixada pelo Carnaval do ano passado. Dos 18 hotéis da cidade, apenas três estavam com lotação completa. Para o próximo ano, com certeza o reflexo deixado será positivo. Cabe também a observação que os estabelecimentos comerciais e de serviços (bares, restaurantes e hotéis) devem, ao invés de contestar a mudança, se adaptarem ao novo perfil de consumidor que virá para Caxambu, com maior poder aquisitivo, e oferecer produtos e serviços adequados a estes consumidores.
Enfim, temos que elogiar as mudanças feitas e trabalhar em conjunto para melhorarmos a estrutura e as atrações para o próximo ano.
Para finalizar, um elogio especial à equipe da Secretaria de Turismo, capitaneada pela Ângela. Além do excelente trabalho realizado, tiveram a preocupação de aproveitar o público presente para "vender" Caxambu, através de faixas colocadas convidando os turistas a retornarem em Julho para o Caxambu Gourmet. Se tivéssemos um calendário anual, poderíamos estar divulgando "de graça" vários eventos aos turistas presentes. Também tiveram a iniciativa de colocar um livro de sugestões para os turistas nos hotéis, de modo a avaliar as mudanças feitas. Finalizo com um comentário escrito por um casal de turistas de Vila Velha (ES) hospedado no Hotel Caxambu: " Gostamos muito da distribuição da 'folia'. Achamos que foi uma medida de respeito à população local e aos visitantes. Atendeu o interesse de todos".
Amaro Gadben – Presidente do Sindicato de Hotéis de Caxambu
Primeiro, temos que enaltecer a coragem e o espírito de visão do Prefeito Dr. Luiz Carlos, que ao promover as mudanças aclamadas há muito tempo por diversos setores da sociedade, conseguiu dar ao Carnaval de Caxambu a dimensão que uma cidade turística deve proporcionar aos turistas e moradores.
O que observamos foi uma sensação de alegria das pessoas que puderam transitar pelo centro da cidade, comprar no comércio e desfrutar da Praça 16 de Setembro e do Calcadão.
As atrações variadas proporcionaram diversões a todas idades e "tribos", com a separação devida dos espaços. Lógico que muita coisa precisa ser melhorada, mas superamos o mais difícil, que era a "medo" de tirar o Carnaval do "Axé" do centro da cidade. Pelos contatos que fiz, os bares e restaurante ficaram muito satisfeitos com o resultado final. Temos que ressaltar que estamos no meio de uma crise mundial, com reflexos internos no turismo, conforme relatórios que recebemos da Federação Nacional de Hotéis. Em vários destinos turísticos observou-se a queda do movimento e da venda, principalmente de cervejas. Acredito que em Caxambu o movimento turístico do Carnaval deste ano foi reflexo da imagem deixada pelo Carnaval do ano passado. Dos 18 hotéis da cidade, apenas três estavam com lotação completa. Para o próximo ano, com certeza o reflexo deixado será positivo. Cabe também a observação que os estabelecimentos comerciais e de serviços (bares, restaurantes e hotéis) devem, ao invés de contestar a mudança, se adaptarem ao novo perfil de consumidor que virá para Caxambu, com maior poder aquisitivo, e oferecer produtos e serviços adequados a estes consumidores.
Enfim, temos que elogiar as mudanças feitas e trabalhar em conjunto para melhorarmos a estrutura e as atrações para o próximo ano.
Para finalizar, um elogio especial à equipe da Secretaria de Turismo, capitaneada pela Ângela. Além do excelente trabalho realizado, tiveram a preocupação de aproveitar o público presente para "vender" Caxambu, através de faixas colocadas convidando os turistas a retornarem em Julho para o Caxambu Gourmet. Se tivéssemos um calendário anual, poderíamos estar divulgando "de graça" vários eventos aos turistas presentes. Também tiveram a iniciativa de colocar um livro de sugestões para os turistas nos hotéis, de modo a avaliar as mudanças feitas. Finalizo com um comentário escrito por um casal de turistas de Vila Velha (ES) hospedado no Hotel Caxambu: " Gostamos muito da distribuição da 'folia'. Achamos que foi uma medida de respeito à população local e aos visitantes. Atendeu o interesse de todos".
Amaro Gadben – Presidente do Sindicato de Hotéis de Caxambu