A primeira impressão que se deu na tarde de sexta feira, antes do início do Carnaval 2009 em Caxambu é que o evento está mais organizado. Mesmo com tudo pronto, as ruas do centro estavam transitáveis e a sensação era de que um grande evento iria acontecer sim, porém, conforme planejado, em locais específicos para não afetar o andamento do centro onde estão bancos, hotéis, o comércio em geral.
No local destinado para o carnaval baiano, na tarde de ontem (sexta feira) estava tudo pronto esperando o povão.
Isto posto, fica claro que a Prefeitura ACERTOU em cheio em tirar o carnaval do centro, o que já era falado pelas pessoas de bom senso na cidade há anos. Do jeito que era feito, a festa se transformava numa "muvuca" de gente abarrotada entre duas esquinas, urinando na rua, na porta de lojas, enfim, uma desorganização total que alguns consideravam uma boa coisa pra cidade.
Pois bem o primeiro passo foi dado para BANIR de vez este tipo de evento e junto com ele os tais DURISTAS que vem a Caxambu só nesta época, trazem tudo de suas cidades, alugam casas e pertubam a vizinhança e não voltam mais ao muncípio e nem deixam recursos na cidade para movimentar a economia.
Com o carnaval do jeito que começou a ser realizado este ano (claro que existem erros ainda) já é possível notar claramente que o caminho é esse mesmo para resgatar uma festa verdadeiramente cultural, positiva para a cidade em termos econômicos e turísticos. Manter o investimento nas escolas de samba e nos blocos, incentivar os bailes em clubes e hotéis, um bom carnaval de marchinhas no Parque e durante dia um bom som no calçadão. Proibir MESMO o som automotivo, enfim fazer com que o Carnaval seja um produto de ÓTIMA qualidade para ser usufruido por turistas que venham a cidade em busca de diversão segura e de qualidade, gastar seu dinheiro aqui e que os caxambuenses possam também se divertir sem correr riscos com turbas de pessoas bêbadas fazendo arruaças no meio da festa. Com o carnaval da bagunça isolado num local específico o controle sobre o efeito desordem provocado por este tipo de evento fica isolado também.
E vou mais longe: para o ano que vem a Prefeitura deveria colocar este chamado carnaval da folia (prefiro chamar de carnaval da bagunça) lá no terreno ao lado do Parque de Exposições. Fazer no local toda a infra estrutura, com palco fixo, camarins, banheiros, espaço para os COMERCIANTES DE CAXAMBU que já têm bares no centro montarem seus comércios lá também, estacionamento, enfim, um Parque de Eventos.
Por que isto? Para deixar os "duristas" que vêm a cidade por causa deste tipo de festa ficarem por lá mesmo. Para os que vêm da região terem acesso ao evento sem necessariamente virem a cidade e para oferecer para quem gosta e é de Caxambu este tipo de evento. E ainda: num espaço fisico assim, fora da cidade você não pertuba ninguém e pode ainda promover outros eventos do tipo ao longo do ano como as micaretas.
Não é nenhum preconceito. É uma questão de organizar e vender produtos corretos para público alvo. É Marketing!
É questão de planejar e aceitar as mudanças, os avanços. Hoje Caxambu precisa resgatar sua imagem de cidade tranquila, segura, que oferece ao visitante lazer e bem estar. O primeiro passo foi dado, organizando o Caranval de forma correta pela primeira vez em 15 anos. Separando os tipos de evento. Deverá ter coragem agora o Prefeito e sua equipe de continuar andando para frente e fazer o que deve ser feito.
Leia no Post Carnaval 2009 parte II Por que temos que tirar o Carnaval da bagunça da Beira Bengo.