Segunda-Feira de Carnaval e as repercussões com as mudanças implantadas pela Prefeitura continuam positivas. Só o fato de ter isolado o chamado "carnaval baiano" num local fora do centro já permitiu que o resto da cidade "respirasse aliviado".
É possível andar pelo centro, não vemos grandes "turmas de arruaceiros" urinando na porta de casas e lojas entre outras atrocidades que eram cometidas na chamada folia. Ou seja, meio que "isolou" a bagunça num lugar só. Turistas e visitantes e gente de outras faixas etárias que não a "moçada" pode curtir o carnaval também. Basta não ir no local do espaço folia. Lá sim você vai entrar no meio da agitação pesada. Mas mesmo assim uma agitação organizada.
Ainda penso que esse "carnaval baiano" deveria ser feito num local mais afastado ainda, onde fosse construida toda a infra estrutura e que permitisse a divisão entre "pipoca" e abadás, camarotes, etc...no melhor estilo das grande micaretas. O que aliás poderia ser realizado não só no carnaval mas também em outras datas sem prejudicar ninguém em área residencial. Seria uma nova atração para a cidade e agradaria quemcurte este tipo de festa.
Quando a gente fala nisto não tem incutido nenhum interesse pessoal e nem falamos sem embasamento. Penso a cidade como um produto que precisa ser vendido ao turista. E nada melhor do que vender um produto bonito, bem organizado e com opções diversificadas. E para o caxambuense também. Que este possa se divertir em segurança e com qualidade. É tudo uma questão de organizar a bagunça e este passo foi dado agora e espero que ninguém tenha sequer a idéia de retroceder.
Conversei agora pouco com a Secretária de Turismo Angêla Arantes. Ela confirmou a repercussão muito positiva. Disse que as poucas reclamações ainda são um tipo resistência do pessoal mais jovem em relação ao local, mas é compreensível, pois foram 10 anos no centro e toda mudança causa resistência. A Secretárria concordou que o som onde é o carnaval deste ano se propaga com mais intensidade e que pode mesmo incomodar muita gente, mas que se o local for confirmado como um lugar exclusivo para eventos, este problema será minimizado. E se disse muito satisfeita com a organização, agradeceu todos os funcionários da Prefeitura que não mediram esforços para executar a festa, que foi planejada em menos de 30 dias, com baixo orçamento e debaixo de uma saraivada de críticas pela mudança.
Tenho certeza de que as pessoas que entendem a importância de se oganziar um evento deste porte, que sabem que o Turista (e não o durista que vem nessa época só para fazer anarquia na cidade) é muito importante para o muncípio. Ficou claro que é possível SIM fazer um "carnaval baiano" num local isolado (de preferência fora da cidade), explorar este evento, quem sabe talvez terceirizando o mesmo e minimizando o custo aos cofres públicos; manter os desfiles de blocos e escolas de samba e promover um caranaval tradiconal em clubes e praças (tendência hoje no país inteiro) para que todos possam se divertir.
Na minha opinião, está sepultado de vez aquele caranaval onde milhares ficavam se acotovelando debaixo de um palco, nas ruas centrais, com brigas, uso de drogas, sexo ao ar livre, sujeira por todo o laco, uma verdadeira orgia sem controle.
São novos tempos onde Caxambu vai começar a vender um produto, uma cidade organziada com povo alegre e disposto se divertir e receber bem o turista, com qualidade e segurança.
Parabéns Luis Carlos e equipe. Este primeiro passo foi correto!