Agora no fim de tarde, a conversa que rodava num salão de barbeiro era a seguinte: eram seis pessoas no recinto. Quatro se disseram favoráveis as mudanças do local do chamado carnaval da folia ( vou sempre chamá-lo de carnaval da bagunça). Um disse que era contra e outro afirmou que não faz diferença. Dos que gostaram do novo local três deles em idade entre 19 e 30 anos disseram que o som estava muito alto e que deveria estar atrapalhando o hospital.
Em seguida fui na padaria. A conversa foi a mesma. Das quatro pessoas no recinto, inclusive o proprietário, três gostaram da mudança mas acham que deve melhorar o lugar, caso seja feito no mesmo local. Falaram em asfaltar a área, melhorar banheiros entre outros. A outra pessoa, uma moça de uns 30 anos, disse que gostava do jeito que era, apesar de ter concordado com o argumento de que antes era uma confusão muito grande que espantava turistas que vêm á cidade para gastar.
E por último, um comerciante que pediu pelo amor de Deus para não ser identificado, que me disse hoje que "brigou MUITO a favor do carnaval no centro, onde sempre foi, mas que está arrependido, pois até agora ele vendeu a mesma quantidade de cerveja que no ano passado e está tendo menos trabalho e mais tranquilidade".
Aproveito e reproduzo duas opiniões enviadas para a seção de comentários do Blog. Leia:
[...] devemos pensar tambem em isolar de vez o centro da cidade não só no carnaval de trio elétrico (ou seja lá o que for aquele palco), como também em qualquer outra época do calendário. O centro da cidade não comporta grandes aglomerações, a presença de baderneiros daqui e alhures espanta o turista que vem se hospedar e consumir em nossa cidade.Tenho a absoluta certeza que muitas vozes que se levantaram contra a idéia com certeza hoje estarão convencidas de que foi o melhor. Talvez assim, uns dois anos talvez, a cidade volte a receber um perfil de turista mais condizente com o glaumour que nossa cidade teve no passado. Parabens a atual administração pela coragem que outros não tiveram [...] - Wilson M. Lopes - comerciante
Passeando agora pela cidade pude notar uma mudança no perfil dos turistas que estão em Caxambu para este carnaval. Muita gente de cidades diferentes, e não só do Vale do Paraíba, como nos outros anos. Ah, que fique bem claro que não sou contra ninguém do Vale, ok? Inclusive tenho parentes lá.O que se vê é gente de alto poder aquisitivo, como disse o Herival, gente gastando, passeando realmente na cidade, e turistas em potencial, que com certza voltarão à cidade, não só pelo carnaval, mas pelo que a cidade oferece.Muita coisa ainda precisa ser feita e repensada para que o próximo carnaval seja melhor ainda, mas já foi um bom começo. Erros sempre existem, mas precisam existir para que se acerte da próxima vez.
Juninho Moscca - designer
É isto! Vai se consolidando a idéia de que a mudança foi melhor. Por mais que reclamem alguns, chegou mesmo a hora de reformularmos a maneira de pensar o que é ou não prioridade em nossa cidade. E certamente um carnaval desorganizado e cheio de baderneiros como era antes não nos serve mais!