terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

NÃO CONFUNDIR JORNALISMO E PUBLICIDADE

Eu vejo que é uma forma muito confortável para qualquer administrador público, comprar espaços em emissoras de rádio e falar o que quiser, do jeito que quiser, sem ser questionado, sem ter questões polêmicas colocadas na mesa. Esta prática é muito comum e muito usada no interior. Afinal prefeituras e câmaras são ótimos clientes para as emissoras. E tais veículos precisam deste aporte financeiro. Não estão errados e nem fora da lei.
O que não se pode confundir é JORNALISMO com espaço PUBLICITÁRIO. Prefeitos e vereadores falarem o que querem em espaço PAGO com dinheiro PÚBLICO não é JORNALISMO, é sim uma forma de PUBLICIDADE.
Como nenhuma emissora da região ainda implantou um programa jornalístico, que dê espaço para todos os lados da questão, que fale as coisas boas da cidade mas que também cobre de seus administradores, o NOTICIARAMA assume esta responsabilidade e disponibiliza seu espaço para quem quiser questionar o que for preciso de nossos governantes. Até agora estamos com uma média diária de 180 acessos. Um bom público!
E damos o início a este serviço questionando o Prefeito de Caxambu Luis Carlos sobre alguns pontos os quais não foram falados em seu Programa de Rádio Oficial.
Minhas perguntas são:
1) Quantas pessoas foram exoneradas pelo Prefeito para equilíbrio do caixa? De quais cargos e de quanto em vencimento em média? Essas pessoas ficaram sem emprego ou foram recolocadas?

2) O que o Prefeito tem a dizer sobre o fato de apesar de ter uma aparente crise no município, estarem empregados na Prefeitura a irmã do Prefeito, a nora do vice prefeito entre outros apadrinhados com salários que giram em torno dos três mil reais?

3) Sobre a criação da Secretaria de Esportes e consequente aumento dos vencimentos de quem vai administrar o setor. Como fica?

4) Sobre o programa de Rádio, quem custeia? Se é com dinheiro público, quanto custa? Foi feito licitação?

5) E sobre as horas extras do Funcionalismo. Por que os cortes?
6) É verdade que o senhor encontrou dívidas ao assumir a Prefeitura? Quais foram?
Estas mesmas perguntas foram enviadas hoje para a Assessora de Imprensa da Prefeitura Nádia Ferreira da Silva e ficamos no aguardo das respostas.
Esclarecemos ainda que o NOTICIARAMA está aberto até mesmo para uma entrevista COMPLETA com o Prefeito Municipal e que atuando dentro dos direitos da Lei da Imprensa, nós sempre ouviremos os dois lados da história, pois fazemos Jornalismos de verdade!