sexta-feira, 6 de março de 2009

GOLEIRO CAXAMBU QUE NASCEU EM CAMPINAS


Todos os desportistas e amantes do futebol do Brasil e em especial os de Caxambu e região conhecem o saudoso “Caxambu” que jogou no Flamengo e no Palmeiras nos anos de 1940 e 1950. Mas o futebol nacional conheceu outro “Caxambu”, que na verdade nada tinha a ver com a cidade hidromineral do Sul de Minas.

Hélio Geraldo Caxambu, o grande goleiro Caxambu com passagens brilhantes por São Paulo e Portuguesa, nasceu em Campinas em 15 de outubro de 1918 e faleceu no dia 12 de setembro de 1997. Além das atuações destacadas, revelou-se um homem bastante preocupado com a classe. Tanto que no final da década de 1940, fundou o Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo, do qual também foi o primeiro presidente. Por conta de sua atuação sindical, enfrentou problemas com cartolas dos clubes, mas jamais esmoreceu. Costumava dizer que sua iniciativa proporcionou que os atletas de times diferentes tivessem a chance de conversar e discutir problemas comuns, como a falta de pagamento que já naquele tempo existia. Caxambu também foi pintor. Segundo o Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa, fez 79 jogos pelo Tricolor com 36 vitórias, sete empates e 36 derrotas.
Antigos jornalistas e jogadores garantem que Caxambu foi o primeiro goleiro a fazer "ponte" no futebol. E para Caxambu a verdadeira "ponte" é um pouco diferente daquela que temos idéia hoje em dia. "É na verdade aquela que o goleiro salta e segura a bola com as duas mãos", dizia Caxambu.
Quem quiser saber mais pode dar uma olhadinha no site do Milton Neves: http://www.miltonneves.com.br/. Lá tem Ryuler, Caxambu (este de Caxambu mesmo), o grande e incomparável JORGE CURY e muito mais.
Em tempo: o editor deste site nasceu em Campinas e mora em Caxambu desde 1988...