A direção da Casa de Caridade São Vicente de Paula explicou em reportagem especial alguns pontos em relação ao pedido de mais verbas para o município. Segundo a direção da entidade o aumento do repasse é fundamental para a manutenção dos serviços –“Sabemos da boa intenção do atual Prefeito Dr. Luis Carlos, que é médico e temos certeza de que ele fará todo o empenho para atender nossa reivindicação” – disse o diretor do Hospital Sérgio Catardo. O administrador lembrou que a Sociedade São Camilo investe mensalmente mais de 40 mil reais na entidade de Caxambu e que este dinheiro, aliado aos recursos do SUS, repasses da Associação de Amigos (carnê) e verba do município, mantém o funcionamento do Hospital. Apesar das limitações orçamentárias Sérgio Catardo lembrou os investimentos recentes: reforma de instalações, novos equipamentos, entre outros. “Gostaríamos que a população de Caxambu conhecesse melhor o Hospital. Viessem ver o que estamos fazendo. Nosso objetivo é poder atender cada vez melhor. - disse o diretor”. Em números o Hospital de Caxambu pode ser definido assim: mais de 1.600 internações no ano passado, sendo 180 partos, 293 cirurgias e mais de 9 mil exames laboratoriais. Atualmente são 30 médicos e mais 75 funcionários nas diversas áreas. - “Realizamos mais de 27 mil consultas e atendimentos no ano passado”- disse Sérgio Catardo.Questionado sobre a possível construção de um pronto socorro municipal, o diretor foi enfático:
-"É direito do Prefeito fazer o que ele achar melhor para a cidade. Mas temos que lembrar que um pronto socorro precisa ser construído, equipado e mantido, o que certamente tem um alto custo”- afirmou o administrador. Para este ano uma das novidades é que o Hospital de Caxambu está oferecendo novas especialidades com atendimento por vários convênios como Carnê do Hospital, Unimed, Polícia Militar, Geap, Caixa e outros.
No último dia cinco de março foi realizado no Hospital de Caxambu uma palestra sobre
Aleitamento Materno e Técnicas de Banho em recém nascido. As palestras foram proferidas pela Coordenadora de Enfermagem do Hospital Irmã Gilza de Castro Maciel e pela Técnica de Enfermagem da Policlinica Municipal Sueli. - “Estamos mudando e queremos a participação da comunidade nesta mudança. Contamos com a população, com os formadores de opinião, com nossas lideranças, para que juntos possamos recolocar o Hospital de Caxambu num lugar de destaque na região- finaliza o novo diretor da entidade.