terça-feira, 17 de março de 2009

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO RESPONDE AO NOTICIARAMA

Cumprindo com o papel de um veículo democrático, o qual tem por objetivo úncia e exclusivamente informar a população e formar opinião sobre fatos que interfiram na vida de cada cidadão, publicamos abaixo carta recebida da Secretária de Educação de Caxambu Sra. Maria do Carmo Rodrigues:
Venho através deste informá-lo sobre os acontecimentos da Secretaria de Educação para que possa repassar aos seus leitores no Noticiarama.

Sobre o material escolar:
Em todo início de mandato há um atraso nas compras de materiais, bens e até mesmo na contratação de serviços uma vez que a “casa” está sendo ordenada de acordo com a administração empossada. E ainda, há o período da licitação - cuja realização é obrigatória em aquisições com valores anuais que superam R$ 8.000,00 (oito mil reais) – que demanda um tempo até que se abra o processo, realize a compra, efetive o contrato e efetivamente chegue o material comprado.
No caso dos materiais escolares, o processo licitatório teve início no dia 19 de janeiro, o pregão presencial (modalidade da licitação) ocorreu no dia 29 de janeiro e após esta data as empresas vencedoras têm 15 dias úteis para realizar a entrega. Os materiais começaram a chegar na secretaria antes do carnaval e no dia 04 de março já começaram a ser entregues para os alunos. Foram 22 itens licitados, totalizando 100.288 unidades de material adquirido. Ou seja, os alunos da rede municipal de ensino já estão sendo equipados com todo os materiais doados pela prefeitura!
O material “Aprende Brasil” do Grupo Positivo de Ensino também continuará a ser adotado, já foi licitado assim que chegar será prontamente entregue aos alunos do município. Uma novidade este ano será a inclusão do inglês na grade curricular. Os professores também já estão sendo contratados.

Sobre a contratação do professor de educação física:
A atual Administração já encontrou esta carência profissional logo que assumiu. O Projeto de Lei para contratação de professor de Educação Física já foi enviado para a Câmara e novos profissionais serão contratados e esta carência profissional será suprida.

Sobre a merenda escolar:
Após dois anos de profundo treinamento com empresa especializada em alimentação, os cantineiros das escolas municipais já têm o conhecimento necessário e estão aptos a trabalhem sozinhos com a supervisão da nutricionista, Antonella Zogbi Pinto, que assiste todas as escolas municipais. O material comprado que será utilizado na preparação da merenda é o mesmo dos anos anteriores, portanto, a qualidade da merenda está sendo mantida.
A alteração que ocorreu este ano foi a mudança, em algumas escolas, do horário dos serviços de almoço e jantar. Agora, as merendas estão sendo servidas de acordo com a realidade de cada escola. Algumas optaram em deixar a merenda no horário anterior e outras preferiram trocar de horário, pois foi percebido pela diretoria que algumas crianças estavam tendo um aumento no peso. Esta solicitação foi prontamente atendida pela Secretaria de Educação, uma vez que cada escola tem autonomia para resolver sobre a merenda. Vale informar ainda que as escolas que funcionam em período integral, mantêm seus horários de almoço e jantar em hora certa.

Sobre o IFET (antigo CEFET)
O CEFET, que deixou de ser Centro Federal de Educação Tecnologia e se transformou em Instituto, agora tem novo nome é: IFET (Instituto Federal de Educação de Ciência e Tecnologia) as aulas já iniciaram no dia 02 de março nas dependências da Escola Wenceslau Braz em dois turnos, vespertino e noturno totalizando 59 alunos.

Sobre o Telecentro
O Telecentro, em breve estará em funcionamento. Já estão sendo contratados os monitores que trabalharão no local. Serão profissionais habilitados e com formação específica na área de informática. A população de caxambu terá um espaço para a comunicação, capacitação e maior acesso à informação. Além disto o local dará a oportunidade de acesso à internet às pessoas carentes desta atividade, possibilitando, assim, que, principalmente, os estudantes de escolas públicas tenham uma ferramenta a mais para pesquisas e estudos.
O Telecentro funcionará a Rua Paes Leme, no Centro.

Sobre a reunião de módulo
Reuniões de módulo são de interesse somente do corpo docente e voltadas para decisões inerentes à Educação, portanto, com assuntos muito específicos para serem discutidos perante pessoas que não são do meio. Diferentemente de reuniões de colegiado que são abertas ao público.
O que aconteceu recentemente foi que neste dia da reunião de módulo, além da pauta, tendo assuntos específicos para tratar com duas professoras a reunião deveria manter o seu caráter, ou seja fechada ao público. Vendo que existiam no local três pessoas (dois vereadores e uma mãe de aluno) que não fazem parte do corpo docente e não tem ligação direta a área da Educação, a Secretária disse que iria se retirar para que fosse tratado o assunto com os visitantes e, após a saída destes ela retornaria para a reunião prevista para aquela data. Em nenhum momento pedi para que os convidados saíssem e ressalto que eu mesma me propus a sair para não atrapalhar.