1) Qual o balanço que o sr faz dos ultimos meses em relação ao Hospital de Caxambu?
Precisamos avançar e não podemos ficar parado, esperar as coisas acontecerem, temos que fazê-las acontecer. Nossa meta é desenvolver as atividades de nosso hospital e melhorar a resolutividade. Este processo é muito complexo porque envolve pessoas. Para isso ser alcançado é necessário uma mudança de comportamento e atitude, tanto na parte interna da instituição como externamente, não adianta falar em mudança se as próprias pessoas não mudam ou não querem a mudança, contudo ela é alcançável mas, deverá ser um esforço conjunto e com a participação de todos. Acreditamos que internamente muitos entenderam que nossa missão é melhorar e avançar e mudaram de comportamento e consequentemente atitude, isso foi muito bom e agradável porque todos ganhamos. Estamos realizando pesquisa externa de satisfação de nossos usuários, a avaliação é positiva o que nos move a buscar mais ainda nosso objetivo inicial já que entendemos que a população esta utilizando e avaliando de forma positiva nossa atuação. É claro que sabemos que muitas coisas têm que ser mudadas mas não conseguimos fazê-las na rapidez que é necessário.
2) Como o sr vê a participação da comunidade, comerciantes, usuários em relação ao Hospital. O sr diria que o caxambuense precisa abraçar mais esta causa?
Gostaria de mencionar que JESUS CRISTO, mesmo com todo o seu poder e glória, chamou doze apóstolos para dar continuidade a sua obra, demonstrando de certa forma que além de outros motivos, a importância de quem ninguém trabalha sozinho. Estamos seguindo seu exemplo, nós estamos realizando mensalmente uma reunião com todas as lideranças da cidade: representantes dos bairros, representantes do clube de serviço, representante da maçonaria, representante do CDL, representante da Igreja católica, representante do legislativo, representante da igreja evangélica e membros da comunidade. Buscamos neste reunião soluções através de sugestões apresentadas e funciona também como prestação de contas a comunidade, demonstramos todo relatório administrativo/contábil, apresentamos a situação financeira e economica do hospital, nossas metas, nos colocamos para esclarecer dúvidas, isto está sendo muito importante e saudável uma vez que há participação efetiva e total transparência na nossa atuação, refletindo ao longo do processo em maior credibilidade da instituição junto a comunidade. Através do Projeto "Hospital presente na comunidade" estamos realizando com o apoio e a participação dos Presidentes de Associação de bairros, comunidade local e com a parceria da Apothecarium informações através de palestras na área da saúde e no final sorteio de brindes, aproveitamos este momentopara esclarecer, tirar dúvidas e informar a situação do hospital bem como, alertar ao cidadão caxambuense em estar prestigiando o que temos em nosso município ou seja nosso comércio, nossos hoteis, nossas escolas, nosso parque, nosso forró, nossos médicos que valorizam nossa cidade ou seja, que realizam suas ações em nosso município e é claro nosso hospital. Quando utilizamos o que é nosso revertermos em impostos que certamente irão gerar benefícios diretos ou indiretos ao cidadão caxambuense. Posteriormente, este projeto será levado ao comércio local, igrejas, bancos comerciais, hotéis e outros estabelecimentos.
3) Quais são os principais números hoje em atendimentos, exames entre outars atividades do hospital?
Realizamos no ano de 2008, 27.622 entre consultas e procedimentos no Pronto Atendimento. No Centro Cirurgico foram realizadas 293 cirurgias e tivemos 180 partos. Realizamos aproximadamente mais de 11.000 exames nas diversas especialidades.
4) Sobre as novas especialidades, o que o hospital oferece a partir de agora ao usuário?
Estamos com serviço de ambulatório que atende consultas eletivas e com preço bem acessível a população. São consultas com especialistas da cidade, de nomes que toda a população já conhece, mas também temos outros especialistas de outras cidades que estão acreditando no desenvolvimento do hospital. Nossos médicos são parceiros da entidade que entendem também esta necessidade daí o diferencial no preço da consulta. Atualmente, temos consulta na especialidade de pediatria, clínica geral, ortopedia, otorrinolaringologia, neurologia, urologia, gastroenterologia, Ginecologia e obstetricia, cirurgia geral, angiologia (varizes), Psicologia, Nutricionista, Fisioterapia, é importante mencionar que estamos atendendo todos os convênios como Ipsemg,unimed, Geap, saúde bradesco,cassi, polícia militar, promed, saúde caixa e outros convênios. Aproveitamos para divulgar o agendamento através do telefone 3341 3222 ramal 303.Foi adquirido com recursos da Associação de Amigos do hospital, um moderno equipamento chamado arco Cirurgico, reduz o tempo cirurgico diminuindo o risco nas cirurgias entre outros beneficíos. Estamos colocando também para nossos usuários, serviço de Mamografia e endoscopia. Realizamos também uma parceria com grupo de médicos, como já disse acreditam no desenvolvimento do hospital, estão buscando a aquisição de alguns equipamentos como: tomógrafo, desintometria óssea, esteira ergometrica, eletroneuromiógrafo. e outros que certamente virão. Acreditamos que até o final do ano, nosso hospital estará com estes equipamentos que trarão mais resolutividade e qualidade na prestação de serviços. Somente através de parcerias e do entendimento de todos da importância do Hospital em nosso cidade é que vai ser possível seu crescimento.
5) A Sociedade Sâo Camilo é mantenedora do Hospital. O grupo Amigos do Hospital também, com a venda do Carnê. Além disso existem os repasses municipais e federais? Como esta conta fecha? As verbas conseguem manter a entidade?
Infelizmente, é público e do conhecimento de todos através da imprensa escrita e falada que a Saúde no Brasil anda a passos curtos. O investimento em saúde no Brasil é inferior inclusive a Países da América Latina. O chile investe mais em saúde que o brasil, quase 11% do PIB o Brasil 4% é lamentável, mas real. Para se ter uma idéia o SUS paga R$ 2,00 uma consulta Ambulatorial. A sociedade Beneficente São Camilo é prestadora de serviços repassa mensalmente R$ 41.648,00 além de pagar no final do ano o décimo terceiro de colaboradores e atua de forma complementar no modelo de gestão Pública, recebe pela prestação de serviços, ou seja recebe aquilo que produz mas com um agravante somente até um limite estipulado, acima deste limite ficamos no "prejuízo". O grande ponto de desequilíbrio é o Custo Operacional para manutenção do Pronto Atendimento daí a necessidade de estabelecer parcerias junto ao Poder Público, Portanto a conta não fecha, e isso vai inviabilizando a continuidade da prestação de serviços, estivemos com o Prefeito e se demonstrou muito preocupado com a situação e esta buscando junto com sua equipe uma solução para ajudar o Hospital uma que que estes atendimentos são para os usuários do município de Caxambu .
6) Fale pra gente da Festa que será organizada em prol do Hospital?
Bem, dias 03, 04 e 05 de julho estaremos realizando o "I Arraial da Saúde em prol do Hospital de caxambu. Nosso objetivo é arrecadar fundos para as reformas das enfermarias. Estamos formando a comissão organizadora com representantes da comunidade, Secretaria Municipal de Saúde, clubes de serviço, representantes de Associações de Bairro, Coordenadores e colaboradores do Hospital contamos com o apoio da Associação de Amigos do Hospital e a Prefeitura Municipal. Esperamos contar também com a participação de todo o cidadão caxambuense para nos ajudar nesta nobre causa.
Fonte: REVISTA CDL