terça-feira, 4 de agosto de 2009

ATO PÚBLICO EM DEFESA DA PROFISSÃO DE JORNALISTA

No próximo dia 17 de agosto, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) promove um ato público em defesa da profissão de jornalista na Câmara Municipal de Belo Horizonte. O evento terá início às 14 horas, no plenário JK e contará com a participação de jornalistas, estudantes, parlamentares, lideranças sindicais e apoiadores do retorno da exigência do diploma para o exercício profissional do Jornalismo.
O objetivo do ato é despertar a atenção de outras profissões e cursos de graduação sobre os riscos e conseqüências da desregulamentação profissional. Além disso, desmistificar o discurso dos donos dos meios de comunicação que a exigência do diploma era apenas um resquício da ditadura militar e mostrar para a sociedade que a formação superior é essencial para o exercício do jornalismo ético, de qualidade e que preza pela imparcialidade, a apuração criteriosa dos fatos e o direito à informação.
Atos, debates e protestos devem ser realizados também em outros estados. A Fenaj e Sindicatos dos Jornalistas de todo o país instituíram o dia 17 de cada mês como o Dia Nacional de Luta pela Regulamentação da Profissão. Essa foi a data que os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram, por maioria absoluta, eliminar a exigência de diploma para jornalistas, que completa 60 dias no dia 17 de agosto."