O grupo musical sueco Abba, extinto em 1982, entrou hoje para o Hall da Fama do Rock dos Estados Unidos, apadrinhados pelos Bee Gees, outra banda que marcou época nos anos 60, 70, 80 e 90.
Benny Andersson and Anni-Frid Lyngstad, ex-integrantes da banda sueca ABBA, exibem o troféu recebido durante a cerimônia de introdução ao Rock and Roll Hall of Fame, em Nova York (Foto: Jason DeCrow/AP)Benny Anderson e Anni-Frid Lyngstad, ex-membros do quarteto sueco, participaram da cerimônia em um hotel de Nova York na noite desta segunda-feira (15), representando o grupo que entra para uma galeria que tem mais de 600 nomes que fizeram história no mundo da música. O ato marcou o reencontro de Anderson e Anni-Frid, que se casaram em 1978 e se divorciaram um ano antes do Abba decidir parar de gravar e se apresentar. Os outros dois membros da banda, Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog, que também formaram um casal, não participaram da cerimônia.
A relação entre o grupo sueco e seus apresentadores durante a cerimônia, os membros dos Bee Gees, vem de longe. Em 1979, as duas bandas, junto a outros músicos, participaram da gravação da música "Put a little love in your heart", destinada a arrecadar fundos para as Nações Unidas.
Barry (à esq.) e Robin Gibb, os dois integrantes dos Bee Gees, sobem ao palco para apresentar o grupo sueco ABBA (Foto: Jason DeCrow/AP)Apesar dos quase 30 anos de inatividade, a música do Abba segue fazendo sucesso, por exemplo, através da peça teatral "Mamma mia", que estreou em 1999 e ainda hoje é protagonizada por grupos de teatro em diferentes países, e ganhou uma adaptação cinematográfica, protagonizada por Meryl Streep e Pierce Brosnan. Já os Bee Gees, depois da morte de Maurice Gibb em 2003, fazem esporádicas apresentações em dupla ou solo e atuam ainda como produtores e compositores. O grupo vendeu até hoje mais de 300 milhões de cópias em todo o mundo e conta ainda com cerca de 500 regravações de seus sucessos por outros artistas.
Durante a cerimônia foram apresentados outros 11 novos membros da instituição. Destaques para a banda britânica Genesis, o grupo de rock americano The Stooges (liderado por Iggy Pop) e o cantor de reggae jamaicano Jimmy Cliff, apresentado pelo haitiano Wyclef Jean.
Fonte: Reuters e G1