Corrupção
“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons."
Martin Luther King
“Por 7 votos a 3, Supremo condena primeiro político em 20 anos”, ainda ontem, foi a manchete de muitos jornais.
Quando criança, ouvíamos que o castigo vinha a galope, crescemos vendo em muitos casos o castigo não vir, e o que é pior, saindo a galope, mancomunado, cavalgando com aquele que deveria ser castigado.
A Ordem dos Advogados do Brasil, com garra e gana, luta pela aprovação do Projeto Ficha Limpa, que em seus termos, simples assim: candidatos, políticos, com ficha suja não podem se candidatar e ponto.
Pois bem, o que deveria ser o básico do básico – condição moral primeira para se candidatar – busca a O.A.B. que seja também uma condição legal. E olha que está dando trabalho, alguns tentando postergar, muitos querendo não votar e a Ordem, maior instituição civil do Brasil, atuando para que o bonde da história não passe, não pode passar.
Que a corrupção é um câncer é história já contada, que não deve ser, é história a ser escrita, pela Ordem dos Advogados do Brasil, por você, por todos nós.
Certa vez, um grande e querido amigo, pessoa extremamente inteligente e particularmente genial, me disse que deveríamos lançar uma campanha: “2 e tchau”, dois mandatos e tchau, uma política sem figurões, marcada por aquele que teria uma, duas oportunidades de mostrar a que veio e não para esconder o que faz.
Pode ser o caminho, pode não ser a saída, talvez seja certo é que não existam soluções únicas ou fáceis, mas sem dúvida é um começo. Que tal?
Sério não? Em nossas mãos repousa a decisão.
Carlos Rafael Ferreira, advogado