VOCÊ SABE HIGIENIZAR CORRETAMENTE OS ALIMENTOS?
Quem acredita que apenas lavar em água corrente, verduras, frutas e legumes, que as bactérias somem? Pois é, grande enganado! Os microrganismos existentes nos alimentos ingeridos crus e sem uma boa higienização podem trazer alguns problemas para a nossa saúde. Por isso, dedicar mais tempo na compra e limpeza dos vegetais, poupa você e sua família de sofrer com algum desconforto.
Esse cuidado deve começar na hora da compra. Quando a preferência for pela feira livre, observe a qualidade dos produtos. Caso estejam amassados, evite-os. Nos supermercados, fique de olho para não levar alimentos vencidos. Evite também comprar vegetais picados, muitas vezes por não serem higienizados de maneira correta, podem estar com o interior contaminado.
Limpeza correta
As verduras devem ser bem lavadas, passando-se os dedos por toda a casca para retirar terra, pedaços machucados da folha e larvas. Depois, deixe de molho em uma solução desinfetante por 30 minutos. A seguir, lave novamente em água corrente e pode consumir.
Para os legumes, o procedimento é o mesmo. Se for ingeri-los com a casca, é importante esfregar com uma bucha própria sobre toda a extensão, para eliminar a camada esbranquiçada de agrotóxico. Daí, é só colocar de molho em solução e consumir.
As frutas precisam ser limpas da mesma forma. A maçã e a pêra devem ser lavadas com uma esponja, já que são consumidas geralmente com a casca. É muito importante esfregar para que a quantidade de agrotóxico ingerida seja a mínima possível. Para as uvas, o cuidado é maior, é preciso lavar uma a uma, sem arrancá- las do galhinho. Alguns cachos são bem fechados e pode ter teia de aranha no meio, então, apenas água e deixar em solução não resolve.
PARA CADA TIPO DE HIGIENIZAÇÃO
Frutas, saladas ou legumes e verduras cozidos, antes de seguirem para a mesa, precisam ter a garantia de que estão livres de bactérias e larvas. Para ter esta certeza, a dica é da colega nutricionista Marisa Coutinho que sugere alguns preparados que desinfetam os alimentos crus depois de lavados em água corrente e que oferecem a segurança que a sua família merece.
SOLUÇÃO DE VINAGRE
A receita diz que é preciso colocar duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água. Daí, é só deixar as verduras e as frutas mergulhadas neste preparado por 30 minutos. Se existirem larvas vivas, o vinagre não vai matá-las, mas faz com que se soltem das folhas. Então, é preciso passar novamente em água corrente para eliminá-las da salada.
SOLUÇÃO DE ÁGUA SANITÁRIA
Também chamada de solução clorada ou de hipoclorito de sódio, é só colocar uma colher de sopa para um litro de água e deixar os alimentos por 15 minutos para eliminar larvas e bactérias. Depois, é lavar em água corrente. Para quem ainda fica com receio do cheiro do produto de limpeza, é só colocar os vegetais em uma solução de vinagre.
SOLUÇÃO COM HIDROSTERIL
Vendido em supermercados, farmácias e até feiras livres, é um preparado com hipoclorito de sódio e permanganato de potássio estabilizados que ajuda a higienizar os alimentos, eliminando larvas e bactérias. E o recomendado é colocar duas gotas do produto em meio litro de água e deixar por 15 minutos. Em seguida, é preciso lavar os alimentos em água corrente.
Contato, dúvidas ou sugestões: Dra. Nathália P. Sab - Nutricionista
Consultório: Rua Coronel José Alberto Pelúcio, 174 / Baependi – Minas Gerais
Tel: 35 9872 4366
e-mail: nathaliasab@gmail.com - Twitter: @NutriNathy