20 TRUQUES MAGROS NO SUPERMERCADO
Se você é uma daquelas pessoas que até tenta seguir uma alimentação saudável, mas quando chega na hora de fazer as compras fica tentado com todos aqueles alimentos expostos nas prateleiras, e acaba comprando muito mais coisas do que deveria, e, pior, alimentos muito calóricos e pouco nutritivos. Saiba aqui como fugir dessas armadilhas.
1) Não vá às compras com fome! Com fome compramos mais do que precisamos e já que os alimentos estão em casa, acabamos por consumí-los.
2) Faça uma lista daquilo que realmente necessita, deixando o supérfluo de lado e comece suas compras pelo setor de hortifrutis, assim você enche o carrinho com frutas, verduras e legumes (que são volumosos) não deixando espaço para os outros itens que geralmente são mais calóricos.
3) Evite o corredor de doces e salgadinhos, pois com as guloseimas à vista fica mais difícil resistir às tentações.
4) Compare os produtos lendo os rótulos e escolha os menos calóricos e menos gordurosos. Existem muitas opções no mercado de produtos mais saudáveis e ao mesmo tempo saborosos.
5) Fique atento aos lançamentos, pesquisando novos produtos nas prateleiras. As novidades de produtos lights e mais saudáveis surgem a cada dia, porém não se iluda com as ofertas levando quantidades desnecessárias, pois podem aumentar as suas calorias diárias.
6) Evite parar em todos os "pontos de degustação", as porções servidas são pequenas, mas no final somam várias calorias.
7) Prefira os alimentos em água e não em óleo, o valor calórico destes últimos é muito maior, além de conter alta concentração de gorduras.
8) Na hora de escolher os cereais matinais, evite aqueles que possuem açúcar refinado na sua composição; há várias opções com mel, açúcar mascavo ou até mesmo não adoçados.
9) Prefira o peito de peru ao invés do presunto, pois é menos gorduroso e ainda você leva calorias a menos.
10) Opte pelos pães com fibras, pois são mais nutritivos, auxiliam no funcionamento do intestino e além disso, já existem vários pães integrais, de centeio, e outros, na versão light, com menos calorias.
11) Quando for ao setor de bolachas, escolha aquelas feitas com cereais e sem recheios, eles são na maioria das vezes os vilões responsáveis pelas calorias a mais.
12) Prefira os molhos simples aos muito elaborados, estes últimos geralmente possuem na sua composição cremes gordurosos, óleos ou outros ingredientes calóricos.
13) Evite comprar alimentos que você costuma utilizar como aperitivos, pois na hora daquela "fominha" são estes que você vai atacar.
14) Dê preferência às carnes magras e brancas, as quais possuem menos gorduras, são mais saudáveis e consequentemente têm menos calorias.
15) Se você não consegue ficar sem refrigerante, opte pelos light, há muitas opções no mercado e quase não se nota a diferença do sabor. O ideal, porém, é evitar qualquer tipo de refrigerante, pois podem dar gases e impedir a absorção de alguns nutrientes importantes para o organismo.
16) Quando for escolher os sucos industrializados, prefira as versões light ou sem açúcar, os quais quase não possuem calorias. Porém, não se esqueça que o suco natural é mais gostoso e mais saudável, pois fornecem vitaminas e minerais das frutas.
17) Use e abuse de ervas e temperos para acentuar o sabor dos pratos, mas escolha aqueles com menos gorduras.
18) Quanto mais amarelo for o queijo, maior quantidade de gorduras e mais calorias, portanto prefira os queijos brancos aos amarelos.
19) Opte pelo requeijão light, o qual tem 35% a 40% menos calorias quando comparados aos tradicionais, mantendo o mesmo sabor e dê preferência aos leites e iogurtes desnatados, são menos calóricos por possuirem baixa porcentagem de gorduras.
20) Evite comprar pratos prontos, prefira prepará-los em casa, assim você garante a leveza das preparações, além de ser um passatempo bem interessante.
Contato, dúvidas ou sugestões: Dra. Nathália P. Sab - Nutricionista
Consultório: Rua Coronel José Alberto Pelúcio, 174 / Baependi – Minas Gerais
Tel: 35 9872 4366
e-mail: nathaliasab@gmail.com - Twitter: @NutriNathy