A frente fria que avançou rapidamente sobre o Sul de Minas ontem, com ventos que atingiram até 84 km/h, causou diversas ocorrências no sistema elétrico, provocadas por árvores e outros objetos na rede (placas, telhas, lonas, etc) e descargas atmosféricas. O Centro de Operações da Distribuição da Cemig registrou, entre as 12 horas de ontem (07/6) e as 4 horas da manhã de hoje (08/6) cerca de 1.300 atendimentos emergenciais na região Sul de Minas. Como referência, em dias normais a média é de 400 atendimentos em toda a região.
Durante o vendaval, mais de 85% dos casos de falta de energia ocorreram em virtude de conflitos entre árvore e rede elétrica, provocando o rompimento de cabos, o que demanda maior tempo na recomposição do trecho danificado.
Devido à dispersão da área abrangida, a Cemig priorizou o atendimento às ocorrências que envolviam maior concentração de pessoas (bairros na área urbana), e serviços essenciais à população. Cerca de 90% dos desligamentos foi restabelecido até o final da noite de ontem, restando alguns consumidores em processo de restabelecimento. As equipes da Cemig permanecem empenhadas no retorno da energia e a previsão é de que esses casos isolados, que demandam mais tempo, sejam solucionados ao longo do dia.
Cuidados:
Para evitar danos à rede elétrica e riscos à segurança de terceiros, a Cemig recomenda aos consumidores que reforcem a fixação de calhas, coberturas de caixa d’água, telhas, lonas de construção e outros materiais, minimizando os prejuízos causados pela força dos ventos.
Fonte:
Gerência de Planejamento e Acompanhamento do Relacionamento Comercial com Clientes de Distribuição
Contato: Fátima Valias