sábado, 3 de setembro de 2011

ALMG PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE POBREZA E DESIGUALDADES

A Assembleia Legislativa abre na segunda-feira (5/9/11) a série de encontros regionais do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade. Os dois primeiros encontros do evento, programados para segunda e para sexta-feira (9), são os destaques da agenda da semana de 5 a 9/9/11 da ALMG, que tem também uma audiência pública em Frutal (Triângulo Mineiro), para discutir denúncias de agressões contra vereadores e ex-vereadores.

A abertura do Seminário Pobreza e Desigualdade será em Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte). As atividades começam às 8 horas de segunda (5), no Centro de Convenções do Caic (Rua Principal, 86 - Santa Paula). O segundo encontro regional está marcado para Araçuaí (Vale do Jequitinhonha), na sexta-feira (9) e vai reunir também representantes do Vale do Mucuri. As discussões terão início às 8 horas no auditório do Colégio Nazareth (Rua Dom Serafim, 435, Centro).

O Seminário é um evento de grande porte, preparado com o apoio de mais de 80 entidades representantes do poder público e da sociedade civil. Ele tem como objetivos centrais identificar questões relacionadas à pobreza e às desigualdades sociais e regionais em Minas e avaliar as políticas públicas associadas à erradicação da pobreza e ao enfrentamento dessas desigualdades.

Outro objetivo é subsidiar a revisão do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e a elaboração do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2012-2015, no que diz respeito à erradicação da pobreza.

As discussões do Seminário abrangem seis temas: Promoção e proteção social; Educação e cultura; e Saúde e qualidade de vida, que integram o eixo Desenvolvimento Social; e ainda Produção e trabalho; Infraestrutura, rede de serviços e circulação; e Ciência, tecnologia e inovação, no eixo Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Encontros regionais - O Seminário Pobreza e Desigualdade terá 11 encontros regionais, em cada uma das macrorregiões do Estado, antes da etapa final, marcada para Belo Horizonte entre os dias 24 e 26 de outubro. Além de Neves e Araçuaí, o evento vai a Governador Valadares, Patos de Minas, Paracatu, Pirapora, Sete Lagoas, Uberlândia, Divinópolis, Pouso Alegre e Muriaé.

As inscrições via internet para o encontro de Neves encerraram-se na sexta-feira (2), às 18 horas, mas é possível se inscrever pessoalmente, no local do evento, de acordo com a disponibilidade de vagas. No caso de Araçuaí, as inscrições podem ser feitas pela internet até terça-feira (6), às 18 horas, no hotsite do evento, ou pessoalmente, na sexta-feira.

O Seminário Pobreza e Desigualdade faz parte do Direcionamento Estratégico da ALMG e é a primeira ação da diretriz estabelecida pela atual Mesa para colocar o Poder Legislativo mineiro como protagonista de ações voltadas para a construção de uma sociedade melhor.


Denúncia - Na quinta-feira (8), a Comissão de Direitos Humanos promove audiência pública em Frutal, no Triângulo Mineiro. Os parlamentares da comissão vão discutir denúncia de violência contra vereadores e ex-vereadores do município de Fronteira, que foram afastados de seus cargos e presos após acusação de desvio de dinheiro público. O autor do requerimento é o deputado Duarte Bechir (PMN), que disse considerar inadmissível a prática de maus tratos contra qualquer detento.


Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação