No dia 19 outubro, quando Pouso Alegre completará 163 anos, o compositor Luiz de Castro será homenageado no Teatro Municipal da cidade. Nesta data será lançado o livro “LUIZ DE CASTRO – O POETA DA NATUREZA” (executado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura) que conta a história do poeta e apresenta algumas de suas composições. Durante o lançamento haverá show com a consagrada dupla “Lourenço e Lourival” e duplas do Município e região, a partir das 20h. O livro será vendido e autografado no local.
Meio século de música
Luiz de Castro nasceu em 11 de Dezembro de 1936, na cidade de Campo do Meio, Minas Gerais. A infância foi humilde e muito difícil. Aos 12 anos, Luiz de Castro já dividia o tempo entre a escola, o trabalho na plantação de alho e o futebol de rua com os amigos. Com 13 anos, tornou-se um folheiro e as peças produzidas, ele mesmo mascateava nas casas de roça. Também calejou as mãos como engraxate e quebrando pedras para a construção civil.
O tempo dedicado aos estudos foi pequeno. Luiz de Castro cursou apenas até a 4ª série do Ensino Fundamental (antigo primário), o que de forma alguma atrapalhou a vocação daquele que viria a se tornar, mais tarde, um dos maiores compositores da música sertaneja do Brasil.
Em 1954, Luiz de Castro compôs suas primeiras composições: “Somente Tu”, “Covarde” e “Culpado”, gravadas somente em 1960.
O tango “Somente Tu” foi gravado pelo intérprete José Orlando estourando nas paradas de sucesso em todo o território nacional e permanecendo no topo por oito semanas consecutivas. O sucesso foi tanto que a composição foi regravada outras 36 vezes no Brasil e quatro no exterior: França, Argentina, México e Chile.
A partir daí, vieram composições que foram gravadas, ao longo de 51 anos de carreira por cantores de renome como: Chitãozinho e Xororó; Daniel; Milionário e José Rico; Pedro Bento e Zé da Estrada; Tião Carreiro e Pardinho; Tião Carreiro e Paraíso; Camões e Camargo; Craveiro e Cravinho; Abel e Caim; Cascatinha e Inhana: Vieira e Vieirinha; Caçula e Marinheiro, Lourenço e Lourival; Duo Glacial, José Lopes, Liu e Leo; Tonico e Tinoco; Trio Parada Dura; Zilo e Zalo; Francisco Petrônio; Duo Ciriema; Canário e passarinho; José Orlando; Zico e Zeca; João Mulato e Douradinho; Belmonte e Amaraí; e inúmeras outras duplas de carreira recente.
Além das músicas, Luiz de Castro foi ainda radialista, apresentador de programa de TV, animador de auditório, diretor de circo e, por inúmeras vezes, jurado em festivais de música sertaneja.
Livro “Luiz de Castro – o Poeta da Natureza” Data: 19 de Outubro Horário: 20h
Local: Teatro Municipal de Pouso Alegre - O livro será vendido no local: Valor R$ 20,00
Informações e reservas de livros: (35) 8824 – 9305 Luciene