quinta-feira, 10 de novembro de 2011

COLUNA

Amigos e amigas caxambuenses

O processo de desenvolvimento de nosso Município só será eficaz se a sociedade entender que ela é a protagonista e que deve assumir esse papel. Tenho acompanhado essa tomada de consciência participando de reuniões onde pessoas e entidades têm buscado se unirem e encontrar as soluções para antigos e novos problemas de nossa cidade. Finalmente a nossa sociedade começa a perceber que não deve ficar a espera e a mercê do poder público para resolver tudo.

Os Conselhos Municipais são um grande avanço nesse sentido, mas ainda não apresentam a performance desejada talvez por, de uma forma ou de outra, estarem sob a tutela desse poder público.

Outros fóruns, no entanto, já estão em fase de organização na cidade e deles muito podemos esperar se de fato concretizarem suas pretensões.

Algumas semanas atrás participei de uma reunião onde estavam presentes várias entidades representativas de nosso Município: Caxambu Convention Bureau, Rotary Club, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Grupo Cidadão Caxambuense, Sindicato Rural, Associação Caxambu Mais, Loja Maçônica Nova Acácia, Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade, Associação dos Artesãos e Sindicato de Gastronomia e Hospitalidade. Nessa reunião foram debatidos assuntos de interesse da sociedade e algumas entidades apresentaram as ações que têm realizado para contribuir com o desenvolvimento de nossa cidade.

Também tenho participado de um outro fórum que reúne os presidentes de Conselhos e Associações de moradores de bairros e de lideranças comunitárias dos bairros que ainda não possuem entidade representativa organizada, onde tem se buscado compartilhar informações gerais, o nivelamento de conhecimento sobre criação, organização e funcionamento de uma Associação de Moradores, a troca de experiências sobre elaboração e execução de projetos sociais e ações comunitárias, a busca de soluções para problemas comuns aos bairros e o estudo da Legislação referente à participação comunitária nos planejamentos, decisões e ações governamentais.

Nos dois fóruns o foco são os projetos e as ações comunitárias que necessitam ser implementadas tendo como ator principal a sociedade civil organizada. O que mais me chama a atenção nessas iniciativas é a ausência do discurso político. Apesar de nos dois eventos estarem reunidos as diversas tendências políticas da cidade o entendimento geral é que ali o momento é de se pensar Caxambu acima dos interesses partidários.

Esse amadurecimento permitirá a sociedade enxergar com mais clareza o caminho que necessita construir para que o desenvolvimento de fato chegue em nosso Município, e o pacto social é o caminho mais eficaz para se alcançar esse objetivo.