quarta-feira, 30 de novembro de 2011

COLUNA


FELIZ NATAL E ANO NOVO SEM DÍVIDAS, organizar o orçamento no final do ano pode evitar que consumidores enfrentem dificuldades financeiras em 2012. Quitar as dívidas feitas durante o ano, comprar presentes para a família, amigos e conhecidos, organizar a ceia de natal ou réveillon, programar viagens para aproveitar as folgas de final de ano, garantir matrícula e material escolar e pagar IPVA e IPTU. Se o seu 13º nem chegou e você pretende fazer tudo isso e algo amais com o salário extra, talvez seja a hora de se planejar pra não começar 2012 sem dinheiro ou, pior, endividado.

Em pesquisa divulgada recentemente, mais de 60% dos entrevistados afirmaram que pretende usar o 13º para pagar dívidas. A decisão de usar recursos para quitar débitos e deixar de pagar juros é extremamente recomendada pelos consultores em finanças pessoais. Mais, com o salário extra já comprometido, muitos brasileiros se perguntam se conseguirão dar conta da maratona de compras e compromissos financeiros que são comuns no final do ano.

Veja dicas para organizar o orçamento no final do ano:

- Se possível, use o 13º para quitar todas as suas dívidas e começar o ano sem pendências financeiras. Escolha primeiro as que cobram maiores taxas de juros.

- Quem antecipa a compra de material escolar paga menos pelos itens o ainda evita filas.

- Faça uma lista com pessoas que deseja presentear e separe os nomes por grupos: os mais próximos, família e amigos e conhecidos. Estipule um valor limite para cada um e tenha em mente que é impossível dar o “melhor” presente para todos. Uma saída adotada por muitas famílias grandes é fazer um amigo oculto. Assim todos recebem presentes e a lista pesa menos no bolso.

- Não deixe levar pela pressão social. Gastar fortunas com ceias sofisticadas, comprar aquela roupa de réveillon que você usará apenas uma vez e comprar presentes até para aquele parente que nem conhece são escolhas pouco recomendadas do ponto de vista financeiro.

- Evite o parcelamento excessivo das compras. Chegar ao segundo semestre pagando despesa do natal do ano passado não é apenas desagradável, como também pode demonstrar que você perdeu o controle sobre o seu dinheiro.

- Faça uma reserva para as contas do início de ano. Não se esqueça de que o ano novo traz uma série de compromissos financeiros que não podem ser adiados.

Bem agora vamos às compras e um Feliz Natal e Boas Festas claro sem dívidas! (fonte: Carla falcão).

* CAXAMBU DE ZERO A DEZ *

10 – para a CODEMIG (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), pela verba para o desassoreamento do lago, alguém de fora percebeu a necessidade.

10 – para a homenagem a Jorge Curi, foi um dos maiores locutores do seu tempo e faz parte da historia de Caxambu.

0 – para o prefeito “Auto nomeação” isso é demais, qual será a próxima?

DISTRIBUIÇÃO PODERIA DOBRAR RENTABILIDADE, contas do FGTS têm TR mais 3% ao ano; se regra já valesse, até 50% do lucro de R$ 5,4 bi de 2010 seria divido. Outra vez, neste ano, contas vão receber bem menos do que a inflação; ONG estima perdas em R$ 21 bilhões. O governo estuda distribuir anualmente aparte dos lucros do FGTS entre os trabalhadores para aumentar a remuneração do fundo, como no ano passado, ficará abaixo da inflação em 2011. (fonte: Lorenna Rodrigues).


TESTE APONTA VEÍCULOS INSEGUROS NO BRASIL, estudo independente critica falta de airbag e cabines com estrutura deficientes nos carros; Volks contesta resultado. Testes conduzidos pelo Latin NCPA (programa de avaliação de carros novos), afiliada regional de uma organização que conduz testes de segurança em carros europeus, constataram que muitos modelos básicos não têm airbag e possuem cabines com estruturas deficientes. (fonte: Joe Leahy).

NATAL TERÁ COMPUTADOR ATÉ 20% MAIS CARO, inundação na Tailândia provoca escassez de peças e pressiona preços das máquinas no mercado brasileiro. Apesar da expectativa da alta, indústria estima aumento de 13% nas vendas de final de ano, em relação a 2010. (fonte: Camila Fusco).


Tem alguma dúvida? Fale conosco, calvo-vidal@uol.com.br