domingo, 6 de novembro de 2011

PRODUTOS DA CESTA BÁSICA APRESENTAM VARIAÇÃO DE ATÉ 84%

Pesquisa do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, divulgada nesta sexta-feira (4/11/11), constata variação de até 84,44% entre os preços praticados por supermercados em produtos que compõem a cesta básica. Foram pesquisados 176 produtos em 12 supermercados da região metropolitana de Belo Horizonte no dia 1° de novembro. Os preços do interior não foram pesquisados mas seguem a tendência de mercado.

Entre as maiores variações de preço entre estabelecimentos, destacam-se: café em pó tradicional Três Corações/500 gr. (38%); desinfetante Pinho Bril/500ml (39,53%); extrato de tomate Elefante Knor/340gr. (43,48%); cera líquida incolor Inglexa Max/750ml (45,80%); creme dental branco Close-up Triple/90gr. (56,97%); lã de aço Bombril/pacote com 8 unidades (57,59%); feijão preto Pink/1kg (64,09%); achocolatado Toddy/400gr. (66,36%); desinfetante Kalipto eucalipto/2l. (67,22%); desodorante Axe masculino rolon/50gr. (67,39%); shampoo Elseve Loreal/250ml (69,89%); e creme dental branco Colgate tradicional/90gr. (84,44%).

Preços - De acordo com a pesquisa, 87 itens apresentaram aumento de preço no período entre outubro e novembro deste ano. Desses, destacam-se: feijão preto Pink/1kg (3,74%); creme dental branco Close-up triple/90 gr. (4,45%); extrato de tomate Elefante Konor/340gr. (4,84%); shampoo Elseve Loreal/250ml (6,23%); creme dental branco Colgate tradicional/90gr. (6,86%); achocolatado Toddy/400 gr. (6,98%); e azeite extra virgem Gallo vidro/500ml (8,74%). Os produtos que apresentaram as maiores reduções foram: shampoo Seda/ 350ml (- 5,29%); amaciante Baby Soft/2l (-6,57%); leite em pó Nestlé/400gr. (-6,83%); papel higiênico Neve neutro toque de seda/ 4 unidades (-7,33%); farinha de trigo Dona Benta/1kg (-7,70%); cera líquida Polifor Pratic/750ml (-8,04%); fubá Sinhá/1kg (-10,27%); e água sanitária Santa Clara/1l (-31,13%).

No comparativo com o mês de outubro, houve redução de 0,21% na média geral dos preços dos itens pesquisados. Os produtos de limpeza e higiene foram os que mais contribuíram para essa redução.

Fonte: ALMG