quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

AGENDA MINEIRA DE PREPARATIVOS PARA A COPA DO MUNDO DA FIFA SERÁ INTENSA EM 2012

O Governo de Minas aguarda com expectativa a chegada do decisivo ano de 2012 para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. Vários temas serão anunciados no ano que vem, como o programa de voluntariado, venda de ingressos, horários das partidas, escolha de slogan, mascote, além de informações sobre a Copa das Confederações da Fifa, em 2013. “Fechamos esse calendário com a tranquilidade do dever cumprido em 2011. O próximo ano será de muito trabalho e mobilização da sociedade nesse grande projeto, que tem como destaque a entrega do Mineirão em dezembro e a preparação para a Copa das Confederações”, diz o gerente do Programa Copa 2014 da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa), Eder Campos.



No primeiro semestre, estarão abertas as inscrições do programa de voluntariado para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, em que 18 mil pessoas devem atuar em diversas áreas de apoio. A previsão é de 80 mil inscrições. Também será lançado o slogan do evento e anunciados os locais do Sorteio Final da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 e do Sorteio da Copa das Confederações da Fifa 2013. Já para a definição dos Centros de Treinamento das Seleções (CTS), duas novas datas de inscrição serão abertas, uma no primeiro e outra no segundo semestre.

No segundo semestre, serão definidos os horários das partidas da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 e estarão à venda os ingressos para a Copa das Confederações. Também será decidido se Recife e Salvador receberão a competição de 2013. Belo Horizonte vai receber três jogos.

Um dos momentos mais marcantes do próximo ano será o de finalização das obras de modernização do Mineirão. O novo estádio estará pronto em 21 de dezembro de 2012 para realização do calendário esportivo de 2013 em diante. O novo estádio terá 64 mil lugares com 100% de visibilidade. Parte deles estará concentrada na nova arquibancada inferior, que vai aproximar o torcedor do campo. Aproximadamente 15% de sua estrutura já foi construída. Na parte externa, uma esplanada de 80 mil m2 toma forma a cada dia. Será um espaço para a prática de lazer, com capacidade para 65 mil pessoas.

Atualmente, 1.500 operários trabalham na obra. Todos são devidamente capacitados. “O momento é de trabalho intenso para que o Estado se reafirme como referência em realização de eventos do porte da Copa do Mundo. Todas as intervenções realizadas pelo governo para a competição são demandas que faziam já parte da agenda de compromissos com os mineiros. A Copa do Mundo será mais um desafio”, finaliza Campos.

Agência Minas