sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

COLUNA

O MELHOR JEITO DE APROVEITAR AS FÉRIAS


Chegaram as férias, e com elas chegaram também crianças correndo, brincando o dia todo. E para manter essa energia sempre ativa, nada melhor do que uma boa alimentação, para sustentar o pique da molecada, então pais, mães, avôs, avós, tios e tias, se liguem nessas dicas para que possam melhorar a qualidade das férias dos seus baixinhos.

Mantenha o fracionamento das refeições, café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, pois assim além de estar quebrando o jejum, você estará ativando o seu metabolismo ao longo do dia e também para que não exagere nas quantidades ingeridas durante as grandes refeições.

Mesmo acordando mais tarde, coma alguma coisa, como por exemplo, uma fruta, nunca deixe de ficar sem comer nada.



Na hora do almoço, coma salada de folhas e legumes crus à vontade e também cozidos. No prato principal coloque sempre uma fonte de carboidrato, que poderá ser arroz, batata (cozida, assada, purê). Não deixe de colocar também grãos como ervilha, feijão, grão de bico etc. As proteínas (carnes, aves, peixes, de boi), também não podem ficar de fora, de preferência para preparações assadas, grelhadas ou cozidas. Na sobremesa pode-se escolher opções leves como as frutas ou um doce com pouca gordura como compotas ou picolé de frutas.

Se for ao clube, procure não abusar dos salgadinhos, leve frutas, ou mesmo peça na lanchonete uma porção de frutas ou alimentos leves.

Tome muito líquido ao longo do dia como água, sucos, se quiser pode espremer um limão na água e adoçar levemente, a água de coco também é uma excelente opção.

E que tal uma pipoca para o lanche da tarde? Mas não coma todos os dias, varie.

Os lanches com pão (francês ou de forma), torrada ou bolachas do tipo cream cracker ou água e sal com requeijão light, queijo branco, ricota, cottage, ou peito de peru e um suco para acompanhar são sempre ótimas opções.



Uma boa idéia para lanche também seria uma torta de legumes, bem colorida, coloque um suco para acompanhar.

Faça piqueniques em algum parque, mas levando sempre frutas, sucos, sanduíches naturais.

Se for comer algum doce, prefira bolos simples, sem coberturas.

Chame as crianças para ajudá-la a preparar um bolo, é uma atividade diferente e as crianças vão adorar.

No jantar siga o mesmo esquema do almoço, apenas reduzindo as quantidades, já que não irão ter tempo para gastar toda aquela energia ingerida.

Evite ficar beliscando o dia todo.

E boas férias!!

Contato, dúvidas ou sugestões: Dra. Nathália P. Sab - Nutricionista

Consultório: Rua Coronel José Alberto Pelúcio, 174 / Baependi – Minas Gerais

Tel: 35 9872 4366

e-mail: nathaliasab@gmail.com  / Twitter: @NutriNathy