Dois atletas do Sul de Minas serão premiados pelo Comitê Olímpico Brasileiro na noite desta segunda-feira (19), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O prêmio Brasil Olímpico foi criado em 1999, para homenagear os atletas que mais se destacaram no ano nas modalidades olímpicas e pan-americanas.
Na categoria Ciclismo BMX, o melhor atleta do ano foi Renato Rezende. Renatinho como é conhecido, mora e treina em Poços de Caldas e esse ano participou, pela primeira vez, de um Pan Americano. Mesmo não tendo trazido uma medalha para a região, a participação no Pan de Guadalajara, no México, e as boas atuações nas competições que disputou, valeram a ele o título de melhor atleta de bmx em 2011.
Quem também esteve no Pan competindo na categoria ciclismo Mountain Bike foi o atleta Rubens Valeriano. Natural de Monte Santo de Minas, Rubinho atualmente mora e treina em Guaxupé. Ele também não conquistou medalhas no Pan, mas as boas atuações também deram a ele o título de melhor atleta do ano em sua modalidade.
O técnico da Seleção Brasileira Masculina de Basquete, Rubén Magnano, também será premiado com título de o melhor técnico do ano. Magnano se mudou esse ano para São Sebastião do Paraíso, onde a Confederação Brasileira de Basquete desenvolve diversos projetos, principalmente com as categorias de base do esporte.
Magnano é campeão olímpico (2004), vice-campeão mundial (2002), pela Argentina, e um dos responsáveis pela classificação da Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.
Esta é a 13ª edição do evento e irá premiar atletas de 47 modalidades diferentes. A escolha foi feita por júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.
Fonte: EPTV