sábado, 17 de dezembro de 2011

MORRE BEBÊ DE SÃO LOURENÇO QUE NASCEU COM PROBLEMA CARDÍACO

Atualizada às 11h


O bebê Pietro Almeida Cesário, de São Lourenço, que nasceu com um problema grave de coração, morreu na manhã deste sábado (17), com 18 dias de vida, de insuficiência cardíaca. Ele estava internado no hospital Monte Sinai, em Juiz de Fora, desde 6 de dezembro.

Pietro Almeida Cesário nasceu em 28 de novembro em um hospital de São Lourenço, onde foi diagnosticado uma insuficiência cardíaca. Segundo os próprios médicos, o bebê corria risco de morte caso não fosse operado a tempo.

Ele passou por cirurgia em 7 de dezembro, após a família conseguir na Justiça a transferência para um hospital especializado em problemas de coração. O advogado da família do bebê, Elias de Oliveira Souza, chegou a entrar com uma ação pedindo a prisão do secretário de Saúde de São Lourenço, Mauro Guimarães, e o pagamento de multa por hora de atraso na transferência da criança.

Em 3 de dezembro a família obteve um mandado de segurança que obrigava a Secretaria de Saúde a conseguir uma vaga e registrou um boletim de ocorrência pelo descumprimento do mandado.

Mas a transferência para o Hospital Monte Sinai, de Juiz de Fora, que deveria ter ocorrido em 5 de dezembro não foi feita, surpreendendo a família do bebê, que passou a madrugada inteira em frente ao hospital de São Lourenço. A alegação foi de que o hospital estaria com excesso de cirurgias programadas e não poderia receber o bebê. A transferência aconteceu somente em 6 de dezembro, mais de uma semana após o nascimento do bebê.

No dia seguinte, ele passou por uma cirurgia para garantir o fluxo de sangue para o pulmão, necessário para que o bebê pudesse ganhar peso e tamanho suficientes e passar por outras cirurgias corretivas. O estado de saúde de Pietro continuou muito grave e ele passou a respirar com a ajuda de aparelhos.



Fonte: EPTV