quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

COLUNA


Amigos e amigas caxambuenses

Estivemos nesta terça-feira 7 em Brasília, fazendo parte de uma comitiva do Município de Caxambu, em audiência na EMBRATUR. Mais uma vez Caxambu se destaca em suas ações em relação a Copa do Mundo de 2014. Fomos o primeiro município mineiro, através do Caxambu Convention Bureau, a solicitar o credenciamento para subsede daquele evento à Match Services, agência da FIFA. Também fomos o primeiro município do Estado a formalizar junto a Secretaria de Estado de Esportes essa pretensão. E não foi diferente na esfera federal. A entrada de Caxambu na relação do Ministério do Turismo das 185 cidades do país aptas a receber o turista da Copa levou o Município, numa ação rápida e conjunta do Caxambu Convention Bureau e da Prefeitura Municipal, ser a primeira cidade da lista a contatar aquela entidade.

O Sr Prefeito Luiz Carlos Pinto entregou aos dirigentes da EMBRATUR o projeto do município para a Copa e solicitou o apoio as nossas pretensões. Como representante do Caxambu Convention Bureau, entidade que reúne expressiva parcela do empresariado municipal e por orientação de seu presidente Felipe Condé, colocamos todo o trade turístico à disposição daquele órgão federal. Como resultado de nossa ousadia e da excelente receptividade proporcionada a nossa comitiva pela EMBRATUR, esta, por intermédio de seu Chefe de Gabinete Dr Paulo Guilherme de Araújo, já agendou uma visita técnica de seu Diretor de Mercados Internacionais Marcelo Pedroso a nossa cidade e região, e os desdobramentos dessa ação serão altamente benéficos para todo o Circuito das Águas.



Da esquerda para direita: Herival Arueira – Diretor Secretário do Caxambu Convention Bureau, Sr Marcelo Pedroso – Diretor de Mercados Internacionais da EMBRATUR, Dr Paulo Guilherme de Araújo – Chefe de Gabinete da EMBRATUR, Dr Luiz Carlos Pinto – Prefeito de Caxambu e Sra Sandra Arueira – articuladora da audiência.


Nesta quarta-feira 8 participei também da Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde que realizou-se nas dependências da Câmara Municipal da cidade, na qual tomou posse como Presidente daquele Conselho o Reverendo Ademir Rogério Pedro, representante do CPLEC – Conselho de Pastores e Líderes Evangélicos de Caxambu.

Foi uma cerimônia simples, porém de grande significado para todos nós caxambuenses, pois o CMS é uma entidade de grande importância em um Município, já que, se bem estruturado e conduzido, pode melhorar em muito a qualidade do serviço de saúde prestado aos usuários do SUS, ou seja, todos nós.

As palavras proferidas pelo Reverendo Ademir foram bastante expressivas: “Assumir a presidência do CMS do Município de Caxambu é ao mesmo tempo uma honra e um desafio. Coragem, destemor, independência, autonomia e responsabilidade são as nossas armas para lutar por Saúde, Justiça Social e por uma sociedade menos desigual. E o fazemos com espírito de doação, sem receber nenhum centavo do Poder Público. Trago comigo a visão solidária, que deve ser o princípio motivador de um dirigente. Trago comigo o sentimento de que é no campo da ação prática, mediante propostas novas e modernas, que melhor poderemos escrever uma história de avanço social. Trago comigo o exercício da convergência para que haja mais pontes entre as margens distantes. Trago comigo, principalmente, a alegria de trabalhar. Por isso, assumo esta nobre missão de coração aberto”.


Pastor Ademir, em seu pronunciamento de posse
como Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caxambu

Ao Reverendo Ademir, de quem seremos fiel companheiro de jornada, desejo uma profícua administração e tenho certeza que o CMS terá participação fundamental na melhoria do serviço de saúde em nosso Município.

Meus amigos e amigas caxambuenses, conforme podemos perceber por ambos os fatos acima, nosso Município tem potencialidades e capacidade plena de superar as dificuldades existentes, bastando que o olhar e as ações sejam para identificar, corrigir e se buscar o melhor caminho rumo ao desenvolvimento. E só conseguiremos isso se formos todos juntos, imbuídos da mesma responsabilidade e do mesmo sentimento de amor a Caxambu.