segunda-feira, 26 de março de 2012

AQUADEMIA TREINA CAXAMBUENSES PARA TRAVESSIA DOS FORTES

Os empresários Diogo Cury e Fernando Megda além de Anderson M. Sousa, o popular professor Toy são os três caxambuenses que vão participar da Travessia dos Fortes neste domingo dia 1 de abril. É como se fosse a São Silvestre (tradicional corrida de fim de ano das ruas de São Paulo) da natação em mar aberto. A Travessia dos Fortes acontece desde 2001 e tem um formato bem menor das maratonas aquáticas, onde são percorridos 10 km. Os atletas de elite nadam 3.350 m, com uma temperatura de água um pouco abaixo do normal para a região. Além dos profissionais, nadadores amadores encararam o desafio. Cerca de 2 mil atletas, entre homens e mulheres nadam em um percurso com mesmo local de largada, mas chegada na praia, totalizando 3.600 m.

Os treinos dos caxambuenses visando o melhor desempenho possível acontecem nas piscinas da Aquademia em Caxambu, sob orientação do professor Carlos Augusto, diretor do centro de treinamento aquático e que tem no curriculum mais de 40 anos de prática como treinador para competições de natação no Brasil e no exterior.
Os atletas, apesar de não serem profissionais, estão se dedicando pra valer ao desafio. A meta é fazer a travessia no menor tempo possível.

A travessia

Em seus 10 anos, a Travessia dos Fortes se consolidou como a principal maratona aquática do Brasil. São 3.600 metros nas águas da praia mais famosa do mundo: Copacabana. A prova foi criada, em 2001, pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e pelo Exército Brasileiro para incentivar jovens oficiais a praticar a modalidade. Já no primeiro ano 700 competidores, entre militares e civis, se lançaram mar adentro, e escreveram o primeiro capítulo dessa história que hoje comemora uma data tão especial.
Desde então, nas nove edições realizadas, participaram da prova quase 20 mil nadadores
A 10ª edição da Maratona Aquática Travessia dos Fortes será realizada no dia 1 de abril de 2012, com largada na praia do Leme, em frente ao Forte Duque de Caxias, no Leme, e chegada em frente ao Forte de Copacabana, no Posto 6, com percurso aproximado de 3.600 metros.