terça-feira, 27 de março de 2012

CORAL PRÓ-MÚSICA PARTICIPA DO RESGATE DE “OFÍCIO DE TREVAS” EM AIURUOCA

O Coral Pró-Música participa da Semana Santa de Aiuruoca, uma das mais importantes manifestações culturais do Sul mineiro, que completa 295 anos de história. O Grupo foi convidado por Conselho de Cultura e Patrimônio Histórico, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Prefeitura Municipal de Aiuruoca para participar do projeto “Resgate do Oficio de Trevas”, parte do programa de preservação do patrimônio cultural daquele Município.



De acordo com o Secretário de Cultura de Aiuruoca, Gilberto Furriel, em pesquisa histórica a documentos eclesiásticos da paróquia local verificou-se que, no século XVIII, já se celebrava o Oficio de Trevas na Igreja Matriz. “Essa celebração consistia em um conjunto de leituras em latim de lamentações, salmos e preces penitenciais acompanhado de músicas próprias executadas por orquestra e coro.” O nome, explica Furriel, deve-se à forma do ritual. Segundo ele, a Igreja ficava às escuras, com um candelabro triangular de quinze velas acesas, que se apagavam aos poucos durante a Cerimônia. A prática manteve-se inalterada até meados da década de 40, quando foi extinta.

Desde 2010, há o esforço de promover o levantamento, a salvaguarda e o resgate das manifestações imateriais do Município. Este ano, firmou-se o compromisso de resgatar, preservar e entregar à comunidade o extinto Ofício de Trevas. “É uma forma de contribuir com a reconstrução da identidade cultural de nosso povo e de todo Sul de Minas.” Furriel destaca a admiração de Aiuruoca pelo Pró-Música, “cujo trabalho em prol da cultural musical em Minas Gerais é inconteste”. Para o Secretário de Cultura, a contribuição do Pró-Música/UFJF marcará a história do Município.

Quando: 4 de abril, às 19:00 h

Onde: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca

Quanto Custa: Entrada franca