sexta-feira, 2 de março de 2012

COLUNA


A IMPORTÂNCIA DO ÁCIDO FÓLICO NA GESTAÇÃO




O ácido fólico ou folacina é uma vitamina que atua na formação de nossos genes, essenciais para a divisão celular e ainda na formação de células sanguíneas na medula óssea. Na gravidez, é especialmente importante na formação do tubo neural do feto, e sua deficiência pode resultar em má formação neural.

Esta vitamina está presente em alimentos como: fígado, feijões, vegetais verde-escuro (especialmente espinafre, aspargo e brócolis frescos), carnes magras e pão de trigo integral.



Vale ressaltar que os vegetais verde-escuros possuem grande quantidade de ácido fólico, entretanto devem ser consumidos frescos e in natura, pois o armazenamento, a forma de preparo doméstico ou o processamento destes pode ocasionar grandes perdas deste nutriente.

Durante a gestação, é muito importante que a mulher atinja a quantidade diária necessária de ácido fólico - 400µg -, fornecendo quantidades suficientes para auxiliar no crescimento do feto, especialmente na fase inicial da gestação, onde ocorre a maior divisão celular.



Na tabela abaixo segue alguns alimentos fontes deste nutriente e suas respectivas quantidades.

Contato, dúvidas ou sugestões: Dra. Nathália P. Sab - Nutricionista

Consultório: Rua Coronel José Alberto Pelúcio, 174 / Baependi – Minas Gerais

Tel: 35 9872 4366 e-mail: nathaliasab@gmail.com / Twitter: @NutriNathy