sexta-feira, 20 de abril de 2012

COLUNA


CUIDADOS PARA QUEM ESTÁ COM O COLESTEROL ALTO


Adotar uma alimentação saudável é de extrema importância quando o assunto é diminuir o colesterol e ter mais saúde. 
O problema das altas taxas de LDL em nosso organismo é que elas representam uma grande quantidade de gordura circulando por nosso sangue, que podem formar plaquetas e entupir artérias, nos expondo à complicações cardiovasculares.  
Você sabia que, fazendo algumas substituições simples, sua dieta pode deixar seu corpo blindado contra o colesterol? É que mesmo pessoas que já apresentam colesterol alto podem diminuir os níveis de LDL e aumentar os de HDL com a dieta adequada? 



Veja aqui as dicas do que entra e o que sai no cardápio amigo do coração: 

1. Cortes magros e peixes: opte por cortes magros de carne vermelha e dê uma atenção especial aos peixes. Os benefícios associados ao consumo de peixes ocorrem pela presença do ômega3. Essa gordura associa-se ao aumento dos níveis de HDL e a redução da agregação de plaquetas, além de possuir efeito protetor para as doenças cardiovasculares. Os peixes ricos em ômega3 são os de águas frias e profundas, como arenque, sardinha, salmão e atum. 

2. Carnes Gordurosas: evite o consumo de carnes vermelhas com gorduras aparentes, como bacon e picanha, por exemplo. Esse tipo de carne tem uma quantidade muito elevada de gordura saturada, contribuindo para o aumento do colesterol. 

3. Aveia: Quando o assunto é cereal, o ideal mesmo é comer frutas com uma boa colherada de aveia. A aveia é um alimento rico em proteínas, vitaminas, amidos complexos e fibras, principalmente a ß-glucanas, um tipo de fibra solúvel presente no farelo da aveia que liga-se às moléculas de colesterol dentro do intestino e inibe sua absorção. 

4. Pães Brancos: quem não gosta de comer um pãozinho no café da manhã ou da tarde? Porém, pessoas ameaçadas pelo alto colesterol devem saber fazer escolhas inteligentes. O pão branco possui uma grande quantidade de carboidratos, além de ter poucas fibras - que tanto ajudam na hora de combater o colesterol. Opte pelos pães integrais.

5. Chá: os chás possuem algumas vantagens em relação ao café. A segunda bebida mais consumida no mundo são os chás. O chá verde é rico em polifenóis, principalmente catequinas. Este associado à redução da gordura corporal, estimulação do metabolismo lipídico, diminuição das taxas do LDL e fortalecimento de artérias e veias. 

6. Feijão e as leguminosas: diversos estudos mostram que o feijão reduz o nível do colesterol sanguíneo. Em um dos estudos, pessoas que consumiram o feijão de corda reduziram em 49% o nível de colesterol total. Todos os tipos de feijão e leguminosas como lentilha, grão de bico são benéficos contra o colesterol, porém o feijão de corda é o campeão. 

7. Oleaginosas: Por que não optar por uma porção de castanhas, por exemplo, em vez dos salgadinhos? As oleaginosas são alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por "retirar" as moléculas de colesterol das artérias, diminuindo o colesterol total e protegendo contra as doenças cardiovasculares. Porém, apesar dos benefícios, elas devem ser consumidas com moderação.

8. Abuse também de verduras e legumes, ricos em fibras, ajudam a diminuir a absorção de gordura dos alimentos.

Contato, dúvidas ou sugestões: Dra. Nathália P. Sab - Nutricionista
Consultório: Rua Coronel José Alberto Pelúcio, 174 / Baependi – Minas Gerais
Tel: 35 9872 4366
e-mail: nathaliasab@gmail.com  /  Twitter: @NutriNathy